Brusque vence Hercílio Luz pelo Campeonato Catarinense e assegura quinto lugar
Vitória por 1 a 0 manteve a freguesia de 25 anos contra o adversário de Tubarão
Foi sofrido e suado até a última gota, mas no domingo de carnaval o folião mais feliz foi o Bruscão. O time venceu o Hercílio Luz pelo placar de 1 a 0, com gol de Isac, e assegurou a quinta posição do Campeonato Catarinense. A vitória veio com gol único de Isac, que entrou na segunda etapa. A partida foi realizada na tarde deste domingo, 3. O resultado mantém a freguesia do Leão do Sul, que não vence o Brusque há 25 anos.
O resultado mantém o clube vivo na luta por um lugar no G-4 do estadual. O Brusque está a apenas dois pontos do quarto colocado, Marcílio Dias. O Marinheiro, porém, tem um jogo a menos, contra o Figueirense. Com o resultado, o Leão do Sul mantém a perigosa oitava posição, uma acima da zona de rebaixamento e apenas um ponto a mais que a dupla do Z-4, Tubarão e Metropolitano.
A partida foi marcada por baixa qualidade técnica. O Brusque errou demais, e o goleiro Paulo Sérgio foi o melhor em campo, defendendo bolas incríveis. Saiu paparicado, com torcedores pedindo ‘selfie’ ao lado do arqueiro.
Erro a toda hora
Quem veio ao Augusto Bauer depois de ter conferido, há pouco mais de uma semana, a goleada do Bruscão pra cima do Metropolitano, não reconheceu a equipe em campo no primeiro tempo. Sonolenta e desastrosa da defesa ao ataque, a equipe dava chances aos montes para o Hercílio Luz, que só não marcou pela inoperância de seus homens de frente.
Paulo Sérgio foi o nome da partida na etapa inicial, defendendo muitas bolas adversárias.
Aos 5 minutos, uma demonstração da total falta de atenção. Hélio Paraíba tinha bola no ataque pelo lado esquerdo e tentou virar lá para a defesa. Contudo, deu de bandeja para Romário, que correu com ela, serviu Janderson, mas no chute Paulo Sérgio estava lá para salvar. Até os 10 minutos da primeira etapa, quem tinha a posse de bola era o Hercílio Luz, que jogava à vontade, se sentindo em casa.
Vitor Junior destoou e fez bom primeiro tempo. Conseguiu aplicar dribles desconcertantes, belas viradas de jogo e tentou, ao menos, servir os companheiros. Aos 17, a única boa chance do Bruscão surgiu. Vitor cobrou bela falta pra área, Neguete entrou livre e deu uma casquinha em direção ao gol, mas ela bateu no travessão. Aos 22, Airton cobrou falta direta para o gol e Tigre fez uma linda ponte para catar.
A partir daí, começou o show particular de Paulo Sérgio. O goleirão do Bruscão teve que segurar as pontas em cobranças de falta que chegavam direto ao gol. A melhor de todas foi aos 41, quando a zaga congelou e a bola chegou limpa para Kayron, o atacante virou chutando e mandou em direção ao gol, mas o goleirão saltou no cantinho para mandar pra fora, segurando o 0 a 0 no primeiro tempo.
Entrou pra decidir
Hélio Paraíba terminou o primeiro tempo irritado. Levou cartão amarelo depois de se desentender com um defensor do Leão do Sul. Foi responsável por alguns lances ruins no primeiro tempo que quase comprometeram o resultado, e nem entrou no segundo tempo: foi substituído por Isac. Caranhato podia não saber, mas estava colocando em campo um atleta chave para a vitória quadricolor.
Aos 4 minutos, Isac perdeu gol incrível. Vitor Junior cruzou na medida, na cabeça do centroavante, que cabeceou livre, pra fora. Essa dupla, contudo, iria entrosar na jogada do gol. Pouco antes do arremate fatal nas redes de Tigre, Vitor Junior acertou a trave em cobrança direta de falta. Mesmo sem ângulo, foi bem na cobrança e arrancou suspiros da arquibancada.
Já aos 20, enfim Tigre foi vazado. Vitor Junior tomou a bola, entrou na área e cruzou. Isac teve tempo de dominar e chutar certeiro para as redes, correndo para o abraço e para os aplausos da massa quadricolor. Depois do gol, Caranhato tirou Vitor, um dos melhores em campo, apostando em Clebinho.
A pressão do Leão do Sul foi muito forte na reta final da partida. A partir daí, Paulo Sérgio começou a operar verdadeiros milagres. Aos 33, Léo Pereira cobrou falta forte direto e ele caiu para espalmar. Apenas cinco minutos depois, ele fez sua mais importante defesa na cabeçada a queima rouba de Rudnei.
O Brusque não soube segurar a bola por muito tempo e, principalmente, perdeu a chance de matar o jogo quando finalmente conseguiu uma troca de passes nos minutos finais. Aos 47, Isac disputou bola pelo lado direito de ataque e ganhou, serviu Clebinho que deu um drible da vaca no adversário e entrou na área. Ao invés de bater para o gol, serviu Weverton, mas o atacante chutou na defesa. Ela voltou para Clebinho, que chutou torto pra fora.
Por sorte, o time do Hercílio também não foi operante em seu ataque. Foi assim que, se segurando com dificuldade, o Brusque acumulou sua quarta e importante vitória no estadual.
Ficha técnica
Brusque
Paulo Sérgio
Edilson
Ianson
Neguete
Airton
Ruan
Karl
Vitor Junior
Maranhão (Weverton)
Jefferson Renan
Hélio Paraíba (Isac)
Téc. Marcelo Caranhato
Hercílio Luz
Tigre
Victor Guilherme
Zé Antônio
Carlão Farias
Leo Pereira
Carlão Moraes (Mateus Freitas)
Rudnei
Romario
Janderson (Vinicius Pacheco)
Wescley
Kayron
Téc. Oliveira Canindé
Data: 03/03/2019
Local: Augusto Bauer, em Brusque
Arbitragem: Gabriel dos Santos Kretzer
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Alex dos Santos
Gols: BRU – Isac (20 min, 2º T)
Cartões amarelos: BRU – Hélio Paraíba, Weverton; HER – Romario, Vinicius Pacheco
Público: 907
Renda: R$ 13.425