Brusque vence Tubarão na primeira partida da segunda fase do Brasileirão Série D
Time derrotou adversário por 1 a 0 com gol de Hélio Paraíba e leva vantagem para o confronto decisivo
Time derrotou adversário por 1 a 0 com gol de Hélio Paraíba e leva vantagem para o confronto decisivo
O Brusque largou na frente na disputa de uma vaga das oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D. Com gol único de Hélio Paraíba, o time venceu por 1 a 0 e agora tem a vantagem do empate. A partida foi realizada na tarde deste domingo, 3, no estádio Augusto Bauer. O confronto definitivo será no próximo domingo, 10, no estádio Domingos Gonzales.
Qualquer igualdade no jogo de volta, em Tubarão, classifica o time quadricolor pela primeira vez para as oitavas. Vitórias simples do Brusque classificam o time, derrota para o Tubarão por um gol de diferença em qualquer placar leva aos pênaltis – não há critério de gol fora – e derrota para o Peixe por dois ou mais gols de diferença dão a vaga ao adversário.
Ataques falhos
Não fosse a ineficácia de ambos os ataques, as redes de Brusque e Tubarão já poderiam ter sido balançadas no primeiro tempo. Quem começou melhor foi o Peixe. Teve mais volume de bola e agressividade, mas o goleiro Julio Cézar não precisou fazer nenhuma defesa difícil neste período.
Mas principalmente a partir dos 23 minutos o time da casa tomou as rédeas da partida. A defesa passou a anular a tentativa adversária de criar, e as chances lá na frente foram surgindo. A principal foi com Zé Mateus. Em cruzamento pra dentro da área, Hélio Paraíba aparou de cabeça e ela sobrou com o volante que finalizou, mas Belliato defendeu no susto, na melhor chance da partida.
Para o lado dos adversários sobrou apenas um lance em que detalhes evitaram o gol. Aos 35 minutos, em contra-ataque poderoso, Fio conseguiu bola na área, Julio Cézar saiu da meta para tentar abafar mas foi driblado, ele chegou ao fundo e tocou para trás. No chute de Branquinho, por sorte a defesa do Brusque fez uma parede e evitou o gol adversário.
Nos números finais do primeiro tempo, a posse de bola foi equilibrada, mas o maior volume de finalizações foi bem maior para o lado quadricolor. Muito marcado, Hélio Paraíba, que estava no lugar do lesionado Lima, não teve atuação de destaque, mas Tiago Pará conseguiu boa atuação pelos passes e pela movimentação em campo.
Gol e boas chances
Tudo aquilo que o técnico Pingo cobrou na semana de treinamentos foi apresentado em campo, principalmente durante o segundo tempo. A aplicação tática da equipe na defesa deu muita segurança para a criação das jogadas. A equipe brusquense conseguiu evoluir principalmente após o comandante apostar em uma dupla de meias, com Safira e Eliomar, tirando Adãozinho. Foi com paciência que, aos 17 minutos, o gol surgiu.
Tiago Pará recebeu de Carlos Alberto e devolveu ao lateral, que tocou para a pequena área. Lá estava o substituto de Lima, Hélio Paraíba, mostrando que também tem qualidade para vestir a 9: cutucão para as redes e abraço na galera. A grande torcida tubaronense que se fez presente em Brusque calou-se, principalmente porque depois disso não foi o Tubarão que correu atrás, e sim o Bruscão que seguiu beliscando em busca de mais um.
O próprio Hélio poderia ajudar a ampliar ao receber boa bola minutos depois, mas ao invés de servir Tiago, foi fominha e chutou pra cima. Tiago, contudo, conseguiu finalizar uma bola rente à trave, arrancando suspiros da torcida local, tirando totalmente do goleiro Belliato. Aos 36, Jefferson Renan deu drible da vaca no zagueiro adversário, mas também não passou para o companheiro melhor posicionamento, mandando a finalização pra rua.
Mas a melhor chance de ampliar do Brusque foi com China. Aos 42, ele foi ganhando na trombada, entrou na área e chutou cruzado, a bola bateu na trave e saiu. Contudo, mesmo bombardeando o Tubarão, o resultado foi o simples 1 a 0, importante para deixar o time com a vantagem na disputa da classificação. A torcida aplaudiu muito a equipe por perceber a evolução na postura, na vontade e no entrosamento dos atletas.
Ficha técnica
Brusque
Julio Cézar
Carlos Alberto
Hyago
Neguete
China
Valkenedy
Zé Mateus
Adãozinho (Safira)
Eliomar
Tiago Pará (Jefferson Renan)
Hélio Paraíba
Téc. Pingo
Tubarão
Junior Belliato
Oliveira
Jaílton
Petterson
Jean
Daniel Pereira
Guilherme Amorim (Jerson)
Branquinho
Fio (Everton Junior)
Magno Alves (Romarinho)
Vinícius Baiano
Téc: Waguinho Dias
Data: 3/6/2018
Hora: 16h
Local: Augusto Bauer, em Brusque
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Assistentes: Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Gols: BRU – Hélio Paraíba (17 min, 2º T)
Cartões amarelos: BRU – Carlos Alberto, Neguete e Safira; TUB – Jailton e Romarinho
Público: 955
Renda: R$ 20.560