Brusque x Amazonas: árbitra é a mesma da final da Série D de 2019
Título nacional foi conquistado pelo quadricolor em jogo com arbitragem de Edina Alves Batista
Título nacional foi conquistado pelo quadricolor em jogo com arbitragem de Edina Alves Batista
O jogo de volta da final da Série C do Campeonato Brasileiro, entre Brusque e Amazonas, terá a arbitragem de Edina Alves Batista. A árbitra é da Federação Paulista de Futebol (FPF), integra os quadros da Fifa, e apitou a final da Série D de 2019, na qual o quadricolor, após empatar por 2 a 2 com o Manaus, foi campeão nos pênaltis. A confirmação foi feita no site da CBF nesta quarta-feira, 18.
Além da final da Série D de 2019, entre Brusque e Manaus, a árbitra atuou em Sport 0x0 Brusque, pela 14ª rodada da Série B de 2022.
Em 2023, Edina já apitou o jogo de ida da final do Campeonato Paulista, entre Água Santa e Palmeiras, além de 11 partidas da Série A e quatro da Série B do Brasileiro. Também foi árbitra de oito partidas da Copa do Mundo Feminina: quatro em 2019 e quatro em 2023.
A trajetória de Edina também tem duas partidas nos Jogos Olímpicos realizados em Tóquio, em 2021, além de um jogo do Mundial de Clubes masculino, entre Al Duhail, do Catar, e Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul. Foi a primeira mulher a apitar um jogo profissional masculino da Fifa.
Em campo, a arbitragem de Brusque x Amazonas, jogo de volta da final da Série C, será toda feita por mulheres. Edina Alves Batista terá como assistentes Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa), de São Paulo, e Maira Mastella Moreira, do Rio Grande do Sul. Marianna Nanni Batalha (SP) é a quarta árbitra, e Luciane Rodrigues dos Santos (SC) a quinta.
O árbitro de vídeo é Diego Pombo Lopez (BA), auxiliado por Silbert Faria Sisquim (RJ).
Dialeto bergamasco falado em Botuverá pode ser extinto nas próximas décadas: