Remanescentes do título da Série D, Airton e Ianson falam sobre expectativas para final entre Brusque e Amazonas

Jogadores acumulam experiências vencedoras no quadricolor e tentam o sétimo troféu com o clube

Remanescentes do título da Série D, Airton e Ianson falam sobre expectativas para final entre Brusque e Amazonas

Jogadores acumulam experiências vencedoras no quadricolor e tentam o sétimo troféu com o clube

O Brusque foi campeão da Série D do Campeonato Brasileiro na Arena da Amazônia, vencendo o Manaus nos pênaltis, e apenas dois jogadores continuam no quadricolor desde então: o lateral-esquerdo Airton e o zagueiro Ianson. Quatro anos depois, ambos estarão à disposição do técnico Luizinho Lopes para a final da Série C, contra o Amazonas. Será a segunda final de campeonato nacional para o Bruscão, novamente contra um clube amazonense.

Airton tem 220 jogos pelo Brusque, e é um dos jogadores que mais vestiu a camisa do clube. Chegou em outubro de 2018, participando ativamente da ascensão quadricolor. Destaca-se pelas assistências, e teve oportunidade de anotar gols importantes em Copa do Brasil e Série B.

“Hoje o Brusque já é uma realidade, é campeão brasileiro da Série D, e graças a Deus conseguimos chegar a mais uma decisão. Desta vez, o segundo jogo é em Brusque. É fazer um primeiro jogo muito bom lá, tirar o máximo possível, um bom resultado”, comenta o lateral de 34 anos.

Ianson é outra figura com imensa identificação com o Brusque. O zagueiro teve uma curta passagem na Série D de 2016 e está no clube desde 2018. Aos 29 anos, também tem sua cota de gols decisivos, como na Copa do Brasil e no jogo do primeiro acesso à Série B, na temporada de 2020.

O camisa 3 do quadricolor concorda que a diferença fundamental está no ineditismo de 2019. Hoje, há mais experiência acumulada.

“Nunca tínhamos disputado antes. Agora a gente vem um pouco mais experiente, passando esta vivência de ter jogado uma final lá em Manaus. Sabemos do calor, da atmosfera [na Arena da Amazônia], de vencer lá. Acho que eu e o Airton podemos contribuir muito passando do que vivemos.”

“Nossa equipe está muito confiante, é muito unida, muito qualificada, como era a de 2019. Acho que temos tudo para ir a Manaus trazer um grande resultado para Brusque, onde somos muito fortes”, completa.

Ianson e Airton comemoraram título contra o Manaus; em 2023, adversário é o Amazonas | Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Na primeira fase

O Brusque venceu o Amazonas na primeira rodada da Série C, no Augusto Bauer, por 1 a 0, com gol de Rodolfo Potiguar, em cobrança de falta. Desde então, as duas equipes passaram por mudanças, e a Onça-Pintada chegou a mudar o técnico faltando quatro rodadas para o fim da segunda fase.

Airton tece elogios ao adversário, lembrando que, após o revés na estreia, o Amazonas só voltou a ser derrotado depois de 10 partidas.

“Foi um jogo muito difícil, 1 a 0 para nós. A equipe deles é muito qualificada. Vários jogadores já haviam jogado comigo antes. Eu sabia da qualidade de cada um. Eles haviam acabado de ser campeões estaduais, talvez vieram com um pouco de ressaca também (risos), mas venderam caro a derrota. Conseguiram fazer um bom jogo aqui e depois não perderam mais, por muito tempo. Isto conta muito da qualidade do Amazonas, e com certeza foram melhorando muito depois. A prova é o acesso, conquistado contra times grandes.”

“Passou um campeonato inteiro. As duas equipes amadurecem. Eles trocaram de treinador, há outra ideia, outro esquema. Mas podemos pegar características de alguns jogadores. Será uma final, um jogo totalmente diferente. Confio na nossa equipe de análise. Vamos estudar minunciosamente a equipe deles para fazer uma grande final”, complementa Ianson.

Final em casa

Ainda que o Brusque tenha levantado o troféu da Série D de 2019 em plena Arena da Amazônia, Ianson destaca que é importante, sim, fazer o jogo de volta em casa.

“Sabemos como foi em 2019. Empatamos em casa e foi um jogo extremamente difícil fora, com uma atmosfera gigante a favor do Manaus. (…) Acho que saberemos lidar com isso contra o Amazonas. Temos nossa maneira de jogar, independente do local.”

“Tenho certeza que faremos um grande jogo para podermos ser campeões na nossa casa, isto vai ser mais importante ainda. Perto das nossas famílias, da nossa torcida”, completa.

Airton reforça a relevância fazer o último jogo do ano em casa. “O mandante tem sempre um 12º jogador. Era muito importante trazer esta vantagem. Não deixa de ser uma vantagem.”

Recordistas

Airton e Ianson são os jogadores que mais conquistaram títulos pelo Brusque. São seis troféus ao todo: Copa Santa Catarina (2018 e 2019), Brasileiro Série D (2019), Recopa Catarinense (2020 e 2023) e Campeonato Catarinense (2022).


Assista agora mesmo!

Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo