Se continuar assim, Brusque poderá garantir classificação antecipada e histórica

Se continuar assim, Brusque poderá garantir classificação antecipada e histórica

João Vítor Roberge

Basta repetir a excelente dose do primeiro turno para o Brusque obter uma classificação antecipada e histórica à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Na verdade, pode até ser um pouco pior. Com 17 pontos a mais, se classifica com 39, igualando a melhor campanha de primeira fase da história do campeonato deste formato, feita pelo Fortaleza, em 2012. Os jogos contra o Londrina e o Criciúma, times vindos da Série B, dão a entender que o time está se reconstruindo, se reformulando em meio ao pequeno caos do excesso de lesões. O Brusque apresentou muito bom futebol. E ainda tem espaço para melhorar vários pontos.

Cancelamento

E no fim das contas, os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) acabaram cancelados. As indecisões e o bate-cabeça mostraram que o problema não foi apenas Brusque, que aceitou em um dia e voltou atrás quatro semanas depois. É possível concluir que a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) acabou se precipitando e tentou forçar um evento sem que os municípios se sentissem preparados. Bom, é mais tempo para planejar a edição de 2021. Para Brusque, foi ótimo, porque ficar de fora de uma edição dos Jasc seria triste e histórico.

Capitania

A inauguração da primeira Capitania do Vasco na rua João Schaeffer, bairro São Luiz, mostra o tamanho de sua torcida em Santa Catarina. No passado de futebol catarinense mais oculto no cenário nacional, era pelas rádios de ondas curtas que as famílias acompanhavam as partidas. Foram criadas legiões imensas e gerações de vascaínos, flamenguistas, e de torcedores de outros grandes clubes. O evento foi lindo, “da fuzarca”. Curiosa a proximidade com a Fla-Brusque, de poucos metros. Sim, havia (muita) gente com e sem máscara. E sim, fiz críticas quando houve a festa do Brusque pré-final do Catarinense. E falei como fica difícil bater no futebol enquanto a sociedade faz o mesmo em tudo que é canto. Toca o barco (ou a caravela).

Foto: Cristiane Imhof Krieger/Arquivo pessoal | Publicado por Jaqueline Kuhn em Curto Fotos Antigas de Brusque

Há quase nove décadas

Um pomposo elenco do Paysandú em 28 de janeiro de 1931. Osmar Petermann, Alfredo Deichmann, Guilherme Albani, Raul Krieger, Ewaldo Appel, Antônio Haendchen, Helmuth Kühn, Pedro Morelli, Anselmo Mayer, Janga Rosin e Erico Appel. Quer compartilhar uma memória do esporte? Envie foto e legenda para o e-mail [email protected].


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo