Brusquense André Eduardo Gohr pode ser considerado melhor atleta de Santa Catarina em 2014
Ele foi indicado pelo Conselho Estadual de Desporto para receber o Troféu Gustavo Kuerten como melhor atleta do ano.
O brusquense André Eduardo Bohr está na finalíssima de um dos grandes projetos que reconhecem o desempenho dos atletas catarinenses estado afora. Ele foi indicado pelo Conselho Estadual de Desporto para receber o Troféu Gustavo Kuerten como melhor atleta do ano.
Junto com Pedro da Silva Barros, atleta do skate, o brusquense já está diretamente na final do prêmio, que será entregue no dia 9 deste mês em Florianópolis. Um terceiro finalista é escolhido por meio do voto popular na internet.
Para o pai e treinador do atleta, Eduardo Henrique Bohr, a indicação do filho foi uma surpresa positiva. Ele revela que “a escolha é fruto do desempenho, trabalho e dedicação que ele teve nos últimos anos, principalmente em 2014, com algumas conquistas que fizeram com que o nome do atleta fosse lembrado”. Ele considera que o feito é algo gratificante não somente para a equipe do atleta, a Brucicle, mas também para a cidade de Brusque. “É muito importante ter um cidadão brusquense próximo de conquistar essa homenagem”, enfatiza.
Ele lembra que a indicação de André Bohr, junto com o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina, coroam o bom ano do ciclismo brusquenses. “Foi um ano fantástico. Conseguimos cinco títulos de campeão estadual em cinco categorias distintas. Fazemos uma avaliação como um ano de ouro não só em razão dos Jogos Abertos, mas também em função de todo o desempenho da equipe na temporada”, diz.
O finalista, André Bohr, também considera que a indicação só veio a coroar o trabalho de um ano realmente especial para o atleta. Já em janeiro, o brusquense venceu a Volta do Futuro, em São Carlos, cidade do interior de São Paulo.
É a principal competição do ano para a categoria junior. Não satisfeito, o atleta rompeu fronteiras e ganhou também a Volta da Juventude no Uruguai. Ele ainda tem como destaque um sexto lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude representado a seleção brasileira de ciclismo em Nanjim, na China. Nesta campanha, Eduardo Bohr chefiou a delegação.
O principal destaque, contudo, foi o convite para treinar por três meses no Centro Mundial de Ciclismo na cidade de Aigle, na Suíça. ” Lá, eu pude conquistar um primeiro lugar na França, ganhar um contrarrelógio”, lembra, ao comentar sobre a vitória no ‘Tour de La Valle de La Trambouze’. O atleta se diz muito feliz com a indicação para ‘um prêmio importante a nível estadual’. “Agora, é dar sequência no trabalho para continuar colhendo os resultados”, observa.
Sobre o prêmio
Além da categoria em que Bohr concorre, ‘melhor atleta do ano’, o ‘Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte será entregue em outras 14 categorias (ver todas no box). A iniciativa é uma promoção do governo do estado de Santa Catarina em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
A premiação foi criada por meio do decreto 1.279 de 16 de abril de 2008 e tem como objetivo homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano.
Desde sua criação, já foram agraciados 18 atletas, seis entidades esportivas/paradesportivas, seis técnicos, seis equipes e um árbitro. O processo de indicação é feito pelas entidades esportivas diretamente no site. As federações e entidades têm entre os dias 5 e 24 de outubro para se cadastrar e indicar os nomes que concorrerão a homenagem.