Triatleta brusquense se prepara rumo ao IronMan no México
Prova será disputada na ilha de Cozumel em 21 de novembro
O brusquense André Montibeller vai participar do IronMan em Cozumel, no México, que será disputado em 21 de novembro. O treinador de corrida e triatlo é triatleta amador, e vem treinando desde 2020 para este momento. Ele compete na categoria 30-34 anos.
Será a primeira prova de Montibeller em 2021, já que, por conta da pandemia, diversos eventos foram cancelados ou adiados. Ele passou o ano fazendo diversos treinos de simulação de prova. “Estou inscrito em quatro provas e não consegui participar de nenhuma ainda”, comenta.
Para o IronMan no México, Montibeller não pretende chegar com uma marca de tempo em mente para alcançar. A intenção é colocar em prática tudo que foi treinado desde o final de 2020.
“Os treinos têm sido bons e cansativos, principalmente nesta reta final, em que as horas de treinam aumentam bastante. Com o cancelamento do IronMan de Florianópolis, tive que esticar algumas semanas a mais de treino para esta prova, então estou praticamente no limite da preparação”, explica.
A rotina de treinos no momento é diária, geralmente com duas sessões por dia. A semana tem quatro ou cinco treinos de natação, ciclismo e corrida, fora o fortalecimento muscular. A cada duas semanas de treino, tem um dia de descanso. “A expectativa para a prova é boa, sinto que evolui bastante neste ano de treino.”
André Montibeller pratica triatlo desde 2014, com a intenção de disputar um Ironman, e o objetivo foi alcançado em 2015. Contudo, a prática do esporte continuou. Em 2015, foi campeão brasileiro de triatlo longa distância (3 km de natação, 80 km de ciclismo e 20 km de corrida) na categoria 25-29 anos, chegando a disputar o mundial. No mesmo ano, foi o quinto colocado no Ironman Brasil, obtendo nova vaga para um mundial. “Entre os 2,2 mil atletas que largaram, fui o 37º geral”, lembra.