Brusquense com doença rara realiza vaquinha para custear tratamento em São Paulo; saiba como ajudar

Crislaine descobriu a doença há três anos

Brusquense com doença rara realiza vaquinha para custear tratamento em São Paulo; saiba como ajudar

Crislaine descobriu a doença há três anos

A moradora de Brusque, Crislaine Cordeiro, de 31 anos, sofre de uma doença rara chamada Machado-Joseph, ou Ataxia Espinocerebelar tipo 3 (SCA3). Esta é uma doença neurológica de causa genética. Para diminuir os efeitos da doença, ela pede ajuda através de uma vaquinha solidária para fazer um tratamento em São Paulo.

Crislaine é moradora do bairro Limeira Alta, ela descobriu a doença há cerca de três anos. Entre os principais sintomas está a dificuldade no equilíbrio do corpo e na coordenação motora, alterações da voz, fala e deglutição.

Dificuldades

Ela conta que devido ao problema, tem tido dificuldades de realizar tarefas simples do dia a dia, como por exemplo, cuidar das filhas de 4 e 15 anos.

“Me deixa muito triste, pois sempre fui uma pessoa batalhadora, sempre trabalhei e cuidei da minha família. Me ver nesta situação hoje é muito doloroso. Estou há três anos com o diagnóstico por exames feito, porém os sintomas começaram a aparecer aos 26 anos”, desabafa.

A doença não tem cura. Entretanto, existe uma clínica em São Paulo que está fazendo um tratamento chamado de neuromodulação. Este tratamento ajuda a retardar a progressão da doença e ameniza algumas funções que já foram debilitadas. No caso de Crislaine, ajudará ela a comer com mais facilidade, sem se engasgar, andar sem medo de cair e caminhar sem esbarrar nas pessoas.

Ajuda

Esse tratamento não é disponibilizado pelo SUS. Por este motivo, a família criou uma vaquinha on-line, para que possa ajudar a custear esse tratamento em São Paulo. Segundo ela, o tratamento requer de dez a 15 sessões, custando R$ 1 mil cada. “Preciso arrecadar no mínimo R$ 20 mil, para o custeio do tratamento, para as passagens e hospedagem para duas pessoas”, conta. A viagem para duas pessoas se dá pelo fato de Crislaine ter dificuldades em andar sozinha, portanto iria junto com um acompanhante.

Para ajudar Crislaine, é possível fazer doações por meio do site da vaquinha.

Leia também:

1. Mais de 100 servidores comissionados foram demitidos após início do governo André Vechi; veja levantamento por área
2. Brasileiro que fugiu da prisão nos EUA é capturado após duas semanas
3. Funcionários da Celesc de Brusque realizam paralisação nesta quarta-feira
4. Anúncio Fake: operação do Gaeco investiga grupo criminoso que atua com falsos aluguéis no litoral catarinense
5. Vereadores de Guabiruba voltam a contestar construção de ponte de madeira no bairro São Pedro


Veja agora mesmo!

Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo