X
X

Buscar

Brusquense conquista primeiro lugar no vestibular UFSC entre estudantes de escola pública

Heloísa Manuela Melo vai cursar Medicina em Florianópolis

Aos 20 anos, Heloísa Manuela Melo realizará o sonho de estudar Medicina, conquistando o primeiro lugar na classificação entre os estudantes de escolas públicas no vestibular unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A brusquense terminou o Ensino Médio na Escola de Educação Básica (EEB) Feliciano Pires, e passou também pelas escolas Paquetá e Yvonne Olinger Appel. O objetivo foi alcançado após três anos desgastantes, em parte deles conciliando estudos e trabalho.

A preparação para usufruir do direito de educação pública também no Ensino Superior foi semelhante a de muitos jovens que buscam o mesmo sonho. Durante os últimos tempos, Heloísa ia até Balneário Camboriú para estudar no cursinho preparatório, com a pesada rotina de 13h por dia. Voltava para Brusque apenas para dormir. “Foi assim o ano inteiro, incluindo vários sábados e às vezes domingos”, relata.

A rotina de viagens a Balneário Camboriú compôs quase dois terços do caminho rumo à vaga na UFSC. No primeiro, Heloísa fez cursinho preparatório em Brusque, onde sempre viveu. Durante um ano e meio, os estudos eram conciliados com o trabalho. Mas havia a opção viável de deixar o trabalho de lado e focar nos estudos, e foi está a decisão da brusquense na reta final.

Os esforços tinham contrapartidas. Sentindo-se com lacunas em sua formação, Heloísa forçava-se ao ponto da exaustão. “Eu tinha que estudar dobrado pra preencher esta lacuna. Era bem complicado no início, pois achava que nunca ia conseguir aprender certos assuntos. Mas ficava na sala de estudos insistindo até, várias vezes, chorar”, comenta. “Tinha muita dificuldade em física, apesar de achar uma matéria brilhante. Mas sempre busquei por ajuda e insisti nisso.”

A carga de estudos acabaria se provando demais para a conquista da vaga, levando a jovem a um resultado extra: o primeiro lugar entre estudantes de escolas públicas, com nada menos que 83,52 pontos. “Ainda estou desacreditada com a primeira posição, completamente em choque. Sempre estudei muito e dei meu máximo, mas nunca imaginei que ia conseguir essa classificação, nem nos meus sonhos.”

Após o fim de um ciclo de muito esforço, desgaste e estudo, chega o momento de uma experiência totalmente nova. “Ainda não comecei minha mudança, estou completamente anestesiada com tudo isso! Mas pretendo procurar moradia o quanto antes e já organizar minhas coisas”, encerra Heloísa.

Matrículas

As matrículas para os aprovados em primeira chamada devem ser feitas entre 20 e 23 de janeiro, em vestibularunificado2020.ufsc.br. Os classificados para o segundo semestre aguardam pelo edital de remanejamento que será divulgado no dia 27 de janeiro. A lista de segunda chamada será publicada em 29 de janeiro.