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Brusquense conta como família fundou o Fort Atacadista

Um dos acionistas do Grupo Pereira fala sobre o investimento, que custou R$ 30 milhões

Depois de seis meses em obras, a unidade de Brusque do supermercado Fort Atacadista será inaugurada hoje às 8h30 na avenida Bepe Rosa, a Beira Rio, no Centro. O empreendimento é a 15º loja do Grupo Pereira em Santa Catarina. No município, foram investidos cerca de R$ 30 milhões. Além disso, o Fort gerou 220 postos de trabalhos diretos e mais de 400 indiretos.

Formado atualmente por setes irmãos que são naturais de Brusque, o Grupo Pereira iniciou o primeiro negócio na década de 60. Naquela época, Ignácio e Hiltrudes (pais dos sete irmãos), moravam no bairro Limoeiro – divisa entre Brusque e Itajaí – e levavam mercadorias para o Centro de Itajaí e para o restante da região.
Ainda no início dos anos 60, a família mudou-se para Itajaí. Na cidade vizinha, Ignácio e Hiltrudes montaram um pequeno atacado. Tempos depois, abriram a primeira loja de supermercado e, aos poucos, começaram a expandir os empreendimentos, inclusive incluindo os filhos no negócio.

Orgulhoso por trazer à cidade natal um empreendimento de expressão, João Pereira – um dos filhos do casal Pereira e vice-presidente de marketing do grupo -, de 50 anos, conversou com a reportagem sobre a abertura do negócio, sobre a situação econômica do país, sobre a ligação da família com Brusque e também sobre outros tópicos referentes ao setor. Confira a entrevista.

Chegada em Brusque

“Antes de abrir uma loja, sempre fazemos um estudo com empresas especializadas no ramo. Nós constatamos que Brusque não tinha uma grande loja desse segmento de atacarejo, que atende tanto as donas de casa quanto os comerciantes. E Brusque já tem uma população grande e uma renda muito boa. Então nós estamos trazendo um conceito que vai beneficiar muitas pessoas pela política de preço que a loja trabalha. Ela vende tanto no varejo quanto no atacado com o preço de atacado. A nossa expectativa é que essa loja abasteça não só a população e os comerciantes de Brusque, mas também as cidades do entorno”

Expansão com a crise

“Ano passado abrimos seis lojas mesmo nesse cenário que se encontrava a economia. Pra esse ano estamos bem cautelosos quanto ao cenário, mas nós já tínhamos um plano de expansão desde o ano passado para inaugurar as lojas do ano passado e as que estavam previstas para esse ano. E nós não mudamos, inclusive Brusque era para ser inaugurada em dezembro, mas devido às chuvas a conclusão foi adiada e por isso estamos abrindo em janeiro. Para esse ano, além de Brusque, teremos mais sete lojas entre o estado de Santa Catarina, o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”

Concorrência e fechamento do Big

“Brusque tem bons pontos comerciais, boas empresas. Mas a gente acredita que ainda tem espaço para mais essa loja. O Big saiu agora, mas por ser uma empresa muito grande às vezes fica difícil tocar uma unidade isolada fora das grandes metrópoles onde eles são mais fortes. E com certeza as redes regionais tem uma habilidade maior para poder conhecer os anseios dos consumidores e para poder entender melhores os colaboradores, isso tudo são fatores que nos beneficiam e beneficiam também as redes locais”

Produtos

“O Fort Atacadista tem uma diversificação muito grande de produtos. O cliente também pode achar as principais marcas líderes no mercado com uma grande diferença de preço. Uma dona de casa que pode economizar de 15% a 20% numa compra do mês é uma diferença muito grande. Por exemplo, se em uma compra de R$ 1 mil, economizar R$ 200,00, esse dinheiro sobra para outras coisas”.

Funcionamento do Fort

“É atacado e varejo. Ele só aceita como cartão de crédito o cartão próprio da empresa, que se chama Compcard. É o único cartão aceito no Fort além de todos os cartões de débito. Para fazer o Compcard, o cliente pode chegar na loja, levar o comprovante de residência e a carteira de identificação. A partir disso, ele já sai como uma proposta pré-aprovada. O cartão funciona como crédito podendo pagar em até 40 dias sem juros. E no Fort nós disponibilizamos sacolas tanto para compras em atacado quanto em varejo”.


R$ 30 milhões
foi o valor investido no Fort Atacadista de Brusque

300
é o número de vagas de estacionamento da unidade brusquense

R$ 4,5 bilhões
foi o valor do faturamento do Grupo Pereira em 2015