Arquivo Pessoal/Divulgação
Brusquense cria perfil no Instagram com dicas de brincadeiras para mães e filhos
Perfil lançado no segundo semestre de 2020 já tem 11 mil seguidores
A brusquense Sabrina Groh criou no segundo semestre do ano passado o Mães que Brincam, perfil na rede social Instagram que conquistou mais de 11 mil seguidores.
Mãe de Guilherme, de cinco anos, ela criou o perfil para inspirar outras mães a brincarem com seus filhos por meio de atividades práticas e divertidas.
“O objetivo maior é estar agregando na vida das pessoas, gerar essa interação em família e fazer os pais principalmente entenderem a importância deste brincar porque eu acredito que mães que brincam, pais que brincam são mais felizes, educam filhos mais seguros e ainda auxiliam no seu desenvolvimento. Essa é minha crença e é isso que eu procuro colocar aqui”, comenta Sabrina.
Ela é estilista e a ideia surgiu quando Sabrina conversava com uma colega de trabalho que disse que não sabia brincar com a filha. “Ela falou com tanta tristeza que me tocou”, relata.
Somado a isso, a brusquense também pensou que compartilhar as atividades que fazia com o filho seria uma maneira de inspirar mães e pais a passarem mais tempo com seus filhos, já que por conta da pandemia da Covid-19 muitos deles estavam em casa.
Ela conversou com o marido e com o filho e disse ao menino que se ele não quisesse aparecer no perfil, não teria problema. Agora, ele sempre participa quando tem vontade e às vezes até pede para ensinar alguma brincadeira.
Sabrina sonhava em ser mãe e quando Guilherme nasceu ela procurava ler sobre maternidade, até para saber quais atividades fazer com o filho para estimular o desenvolvimento de acordo com a idade dele.
Quando iniciou o perfil, já tinha bastante conteúdo de quando o filho era menor. “Antes da pandemia já fazia brincadeiras em casa, fazia parte da rotina”, conta.
Sabrina ficou surpresa quando os conteúdos viralizaram. “Me surpreendeu o tanto de pessoas que começaram a seguir pelas brincadeiras”.
Ela reconhece a responsabilidade que é publicar conteúdos na internet por estar influenciando outras pessoas, por isso toma o cuidado de sempre buscar conteúdos com profissionais da área. Inclusive tem uma equipe de apoio que conta com diversos profissionais, que a auxiliam quando preciso e participam de transmissões ao vivo na plataforma.
A experiência de influenciar mães e crianças traz alegria e energia para Sabrina. “As pessoas acreditam que estou aqui colaborando, mas o ganho maior está sendo meu, o quanto cresci e aprendi para estar aqui comunicando um conteúdo com a certeza de poder fazer a diferença para alguém. Tenho muita gratidão a todos os seguidores”.
Público
Para saber qual é o público do perfil, Sabrina faz enquetes com frequência. Por meio desses questionários ela já descobriu que a grande maioria dos seguidores é composta por mães, mas também há profissionais da saúde que acompanham o perfil. Da mesma forma, ela identificou que os filhos delas têm entre zero e cinco anos.
Próximos passos
Sabrina quer transformar algumas das atividades em e-book. Como algumas mães se queixam de não terem tempo para preparar as brincadeiras, a ideia é colocar atividades no e-book prontas para imprimir. Ela também desenvolveu brinquedos educativos de madeira.
A intenção destas iniciativas é gerar renda para que ela possa trabalhar em casa. No entanto, Sabrina enfatiza que o objetivo é sempre levar atividades para promover a interação em família.