Brusquense de 70 anos cria desafio para percorrer 70 km em comemoração ao aniversário
Desafio inicia nesta quarta-feira, 14, e já possui mais de 50 atletas interessados
Desafio inicia nesta quarta-feira, 14, e já possui mais de 50 atletas interessados
Uma moradora de Brusque criou um desafio com intuito de completar 70 quilômetros em sete dias em Florianópolis. A ação faz parte da celebração do aniversário de Maria Zilene Cardoso, criadora do desafio, que completa 70 anos no dia 24 de maio. O desafio inicia nesta quarta-feira, 14, e segue até o dia de seu aniversário.
Segundo a organização, mais de 50 atletas já estão confirmados para participar acompanhá-la diariamente. A saída está marcada para às 6h, na Beira-Mar Continental, na capital. Os corredores que estiverem interessados em participar, apenas precisam comparecer ao Bolsão da Beira-Mar Continental, que leva o nome de Fernando Bainha.
De acordo com ela, o projeto representa não apenas um feito físico, “mas um manifesto pessoal sobre envelhecimento ativo, conexão entre corpo e mente e superação de limites”.
A proposta pode até parecer simples: 10 km por dia. Mas quem já enfrentou uma rotina assim, sabe que a exaustão é uma companheira inseparável. “É quando a mente precisa ser mais forte”, diz ela, com o brilho de quem já encarou travessias bem desafiadoras.
Antes dos 55 anos, Zilene nunca havia praticado esportes. Ela foi professora de manhã, tarde e noite até a década de 90. Depois, começou a atuar nas áreas da educação, cultura e tecnologia do Estado, numa rotina exaustiva, com episódios de labirintite e muitas idas à emergência. Até que percebeu os sinais que seu corpo dava e então buscou praticar atividades físicas. “E nunca mais parou”.
De lá para cá, são mais de 30 troféus, Zilene conquistou centenas de medalhas e completou diversas maratonas internacionais — entre elas, Buenos Aires, Lisboa, Montevidéu, Santiago e Deserto do Atacama.
“Para manter a disposição, acordo às 4h30 da manhã para correr 17 km, três vezes por semana. Nos outros dias, intercalo com academia e caminhadas”, explica sobre sua rotina.
Ela realiza atividades durante a manhã para evitar a exposição contínua ao sol, já que venceu um câncer de pele em 2024. Mesmo aposentada, Zilene trabalha diariamente, de forma voluntária, na Associação Catarinense dos Amigos de Santiago de Compostela (ACACSC).
Em 2022, Zilene conquistou o terceiro lugar na meia-maratona do Deserto do Atacama, que ela considera a maior dificuldade de todas as rotas percorridas, desafiando o ar rarefeito e o clima extremo nos 23 km da prova.
Em Bombinhas, percorreu 42 km por costões, trilhas, montanhas e praias, finalizando a prova em oito horas e conquistando o segundo lugar na categoria. “Me orgulho muito, pois tive que manter a mente firme para lidar com o corpo no limite”, relembra.
“A corrida me satisfaz na adrenalina e ajuda a ordenar a ideias. Já ao caminhar, consigo observar melhor as paisagens, sentir os aromas, os detalhes de cada passo, é onde ‘estico as asas’ do corpo e do olhar”.
Em 2023, a brusquense participou do Caminho da Rota Romântica, na Alemanha, e completou 261 km, em 15 dias, partindo direto para o Caminho de Santiago, onde percorreu a rota completa de 832 km em 33 dias consecutivos, sendo, em média, 25 km por dia.
“As emoções são indescritíveis, pois chega um momento que o cansaço físico passa do extremo. O importante é não desistir. As dores vão diminuindo à medida que o corpo entende que você tem que chegar ao destino final”.
A última caminhada que ela fez foi a Rota dos Tropeiros, no final de abril. O trajeto de 197 km, de Lages até Florianópolis, durou nove dias, com uma média diária de 22 km. “Enfrentamos frio e calor com aclives e declives num caminho lindo que mostra importante parte da memória catarinense do final do século XVIII”, finaliza.
Ao final, Zilene diz que os anos e as atividades físicas lhe estimularam a passar por dificuldades e a realizar seus sonhos. “Os anos me tornaram resiliente, persistente e lutadora constante para estabelecer novos desafios no meu cotidiano”.
Leia também:
1. Do Monthez ao pavilhão: presidente da Ampebr faz balanço das 70 edições da Pronegócio
2. Obituário de Brusque, Guabiruba e Botuverá: falecimentos de hoje e dos últimos dias (12 a 13/05)
3. Fogueira gigante da terceira edição do Arraiá Solidário terá mais de 20 metros de altura em Brusque
4. INSS começa a avisar nesta terça quem teve desconto na aposentadoria; saiba como conferir
5. Menino autista não recebe atendimento médico por erro de agendamento na Policlínica de Guabiruba
Com história de superação, Celebration Beat foi casa de duplas sertanejas: