X
X

Buscar

Brusquense faz sucesso como guia de turismo e celebrante de casamentos na Costa Amalfitana, na Itália

Priscilla Santos da Silva viu a oportunidade de empreender no país europeu

Há 3 anos e meio, a brusquense Priscilla Santos da Silva, 31 anos, tem na rotina belas paisagens da Costa Amalfitana, no litoral sul da Itália. A região tem aproximadamente 55 quilômetros e é composta por cidades como Amalfi, Positano e Ravello. O roteiro é classificado pela Unesco, desde 1997, como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A brusquense foi para a Itália em busca de novos desafios, em 2015, logo após se formar em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ela chegou até Amalfi por meio de um amigo da família. “Salvatore Aceto tinha uma plantação de limão e trabalhava com turismo. Numa de suas vindas ao Brasil, eu perguntei a ele sobre uma oportunidade, falei da minha experiência e ele disse que conseguiria um estágio.”

Priscilla vendeu seu carro, arrumou a documentação e foi para Europa fazer o estágio por dois meses. Depois deste tempo, ela iria para Paris, na França, onde havia conseguido uma bolsa para o mestrado. “Neste meio tempo passei em outra universidade, do ladinho da Costa Amalfitana, analisei bem o custo x benefício, vi que já estava acolhida na Costa e decidi ficar”, lembra.

Veja também:
Avançam investigações para identificar quem arrancou 17 mudas de árvores em Guabiruba

Saiba quando começam as aulas das escolas, creches e universidades da região de Brusque

Por que é difícil evitar alta rotatividade de médicos na saúde pública da região

Priscilla como guia em um Lemon Tour | Foto: Arquivo pessoal

No inverno daquele ano ela iniciou seu mestrado em Relações Internacionais e Diplomacia. Depois de formada, a brusquense fez alguns estágios, trabalhou em confeitarias, Lemon tour, fábrica de limoncello – a região também é conhecida como o Paraíso dos Limões – e hotéis.

No ano passado, Priscilla começou a trabalhar como guia de turismo na Costa Amalfitana. “Levo turistas de todo o mundo para conhecer experiências locais da Costa.”

Ela se interessou pela área após a experiência que teve trabalhando em hotéis e também com o Lemon Tour – visita à plantação de limão.  “Foi ali que despertou a vontade de trabalhar com turismo, eu estava fascinada pela história e poder repassar o amor pelos limões do senhor Gigino me fazia sorrir. O pessoal gostava de como eu passava a história, tive um feedback legal”, diz.

Brusquense já tem sete casamentos agendados para este ano | Foto: Arquivo pessoal

Após um tempo, a brusquense foi para a França finalizar sua tese de mestrado e, como não trabalhava, começou a estruturar  seu trabalho com turismo.

Além disso, Priscilla também se especializou na celebração de casamentos, após ser convidada para celebrar o casamento de um casal de brasileiros que estava na Costa Amalfitana, em 2015. “Ali eu vi uma oportunidade, mas acabou passando batido, pois não era uma fase de destination wedding (casar no exterior) para o Brasil.”

Somente no ano passado, quando ela começou a avaliar suas possibilidades de trabalho com o turismo, percebeu que a celebração de casamentos poderia ser um diferencial. “Eu estudei, me especializei, faço aulas de voz ainda hoje. Os contatos são feito através de agências de wedding planners (planejadoras de casamento), elas me contratam e depois eu tenho a entrevista com o casal. Ano passado fiz nove casamentos, este ano já tenho sete marcados, entre brasileiros, americanos, canadenses e ingleses.”

Projetos em Brusque
Até março, Priscilla ficará em Brusque na companhia de seu noivo, Ivano Mammato, que é natural da Costa Amalfitana. Ele é chef de cozinha, trabalha em um renomado hotel da região e, durante a estadia no Brasil, eles apresentam as delícias da Costa Amalfitana, com o projeto “Amalfi a casa tua”.

“Pensamos em levar as pessoas até a Costa sem sair de casa”, diz.

Com o Amalfi a casa tua, as pessoas podem contratar uma experiência gastronômica da Costa completa. O casal é contratado, vai até a casa do cliente e elabora um jantar típico da região.

Durante a baixa temporada na Itália, Priscilla e Ivano se dedicam ao seu negócio no Brasil | Foto: Arquivo pessoal

“A experiência veio da ideia de que quando os turistas conheciam a Costa, diziam: ‘terei saudades dessa comida, deste ambiente, desta vista, no Brasil eu não encontro algo assim’. Foi aí que pensei na ideia de empreender no período curto de quatro meses. Trazer a Itália para casa das pessoas, sem adaptações, conversei com o Ivano e ele topou”, afirma.

Veja também:
Há mais de 20 anos em Brusque, Oficinas de Oração e Vida ajudam fiéis a se conectarem com Deus

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Incêndio destrói casa no bairro Velha Grande, em Blumenau

Com o “Amalfi a casa tua”, as pessoas saboreiam a gastronomia italiana e têm a oportunidade de escutar o legítimo idioma. “É uma viagem rápida, sem as 12 horas de avião, mas com certeza, um dia para deixar na memória”, destaca.

Além de Brusque, Priscilla e Ivano já levaram o projeto para Porto Belo, Balneário Camboriú, Guabiruba e na próxima semana será em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

A ideia é que o projeto retorne para Brusque para uma nova temporada em novembro. “Onde moramos existe somente a alta temporada e, em outubro, quase todos os hotéis fecham, pois não há tantos turistas. Por isso, decidimos viver o verão o ano inteiro proporcionando esta experiência aos brusquenses.”