Brusquense integra equipe do Youtube Edu
Após ganhar destaque com vídeos educacionais no canal "Ciência todo dia", ele foi selecionado para participar da nova plataforma
Na última quinta-feira, 18, o Google realizou, na sede em São Paulo, um workshop em que produtores de conteúdo educacional na internet, selecionados pelo YouTube, recebem orientações para o aprimoramento de seus vídeos. Eles farão parte da nova plataforma do Google, o Youtube Edu, com a curadoria da Fundação Lemann. O brusquense Pedro Emílio Niebrehr Loss, 18 anos, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e criador do canal “Ciência todo dia”, está entre os 40 escolhidos. “Resolveram juntar, em uma comunidade, todos os que vinham produzindo esse tipo de conteúdo no YouTube. Esses vídeos poderão ser acessados por escolas públicas e por qualquer aluno, e é possível escolher o tema da aula e o professor”, explica Loss.
O estudante foi convidado pelo professor Rafael Procópio, que mantém o canal “Matemática Rio”, para fazer parte do YouTube Edu. “O canal do Pedro tem um potencial incrível de se tornar o melhor canal de ciências do Brasil. Ele tem carisma e didática. Além disso, o conteúdo, que é interessantíssimo, mata a nossa curiosidade sobre muitas coisas. O objetivo maior é mostrar aos professores/criadores de conteúdos educacionais que fazer vídeos não é nenhum bicho de sete cabeças, e pode ainda aumentar a renda dessa pessoa a longo prazo, além de ajudar milhares de estudantes”, afirma Procópio.
Como tudo começou
No final 2012, o estudante já possuía uma página em uma rede social para divulgar a ciência por meio de assuntos curiosos. A ideia de fazer vídeos veio no ensino médio. “Muitos sites americanos começaram a fazer vídeos interessantes sobre ciências; mas, como eram em inglês, e eu tinha alguns amigos que não sabiam o idioma, eu não podia mandar para eles. Então pensei: “Por que não existe alguma coisa assim no Brasil?” A educação pela internet é uma iniciativa fantástica! Mas pensei duas vezes antes de começar, achei que ninguém ia acreditar em mim”.
O fato de ser estudante o levou a acreditar que não teria credibilidade. No entanto, apenas no primeiro vídeo, percebeu que estava equivocado, pois teve mais de oito mil acessos. Hoje são 32 produções, que alcançaram juntas mais de 450 mil visualizações. “Percebi que o canal estava ficando grande este ano, quando começou a virar uma coisa mais palpável. Surgiram oportunidades, como esta do YouTube, e o pessoal começou a me reconhecer na rua. Meu trabalho saiu do mundo virtual”, orgulha-se.
Apesar de ter mais facilidade em trabalhar assuntos relacionados à Física, Loss afirma que a ideia do canal é tratar de diversos temas. “Escolho os tópicos muito aleatoriamente. Brota aquela ideia, e penso: “Por que não fazer sobre isso?” Então, anoto a ideia em um caderno, vou pesquisar e ver se é interessante mesmo fazer um vídeo sobre aquilo”.
O desejo do aluno – além de continuar o canal de vídeos – é ser um divulgador científico. “Isso realmente é o meu futuro. Quero levar o conhecimento até as pessoas, e não só a ciência. Quero mostrar que ter conhecimento é uma coisa boa. Quero dar palestras, escrever livros, dar aulas”.