Brusquense mantém coleção de mais de mil caixas de pasta de dente
Hobby começou no final dos anos 90
O brusquense Jonatas Ristow Hofelmann, de 37 anos, coleciona caixas de creme dental, e possui cerca de mil a 1,5 mil embalagens, armazenadas e dobradas dentro de pastas plásticas e caixas.
O hobby teve início no período em que a pasta de dente Kolynos foi extinta e substituída pela Sorriso, em meados de 1997, e na volta do mercado para casa, a mãe de Jonatas perguntou se ele queria a caixa da pasta de dente. Desse dia em diante, ele começou a guardar todas as caixas que podia.
Além de possuir várias embalagens das marcas conhecidas do mercado brasileiro, como Sorriso, Colgate, Closeup, Hofelmann tem caixas trazidas de diversos países como Índia, China, Grécia, Alemanha, Líbano e México. Da Suíça, ele só possui o tubo da pasta, pois, segundo ele, no país não há produção da caixa para a pasta de dentes.
Geralmente, conhecidos que sabem de seu hobby trazem as embalagens para ele. Hofelmann pensou em entrar no Guiness World Records com a ajuda de sua irmã, mas um estadunidense já havia ganhado o título, com mais de 1,8 mil caixas.
Atualmente, ele está fazendo um catálogo de todas as embalagens que armazenou ao longo destes 23 anos, e eliminando caixas iguais.
Segundo o colecionador, aproximadamente 600 foram catalogadas em torno de três meses, e ainda há muito trabalho pela frente. Como ele possui apenas 5% da visão, a mãe dele o ajuda nesse trabalho, para, quem sabe no futuro, poder entrar para o Guinness World Records.