Brusquense Marcus Tomasi assume gestão da Udesc para mandato até 2020

Cerimônia foi promovida no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, na segunda-feira, 11

Brusquense Marcus Tomasi assume gestão da Udesc para mandato até 2020

Cerimônia foi promovida no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, na segunda-feira, 11

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está sob nova gestão. Na noite desta segunda-feira, 11, ocorreram a posse e a transmissão de cargos para o novo reitor da instituição, o brusquense Marcus Tomasi, e o novo vice-reitor, Leandro Zvirtes. A cerimônia foi promovida no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina, em Florianópolis. Os gestores terão mandato até 2020.

“Nosso propósito será sempre a consolidação da nossa Udesc como um dos pilares do desenvolvimento do Estado e do Brasil”, afirmou Tomasi, destacando o sentimento de honra por ter sido escolhido pela comunidade acadêmica em eleição realizada em outubro do ano passado.

O reitor da gestão 2012-2016, Antonio Heronaldo de Sousa, disse estar muito feliz em passar a condução da Udesc para os professores Tomasi e Zvirtes. “São pessoas trabalhadoras, experientes e comprometidas. Desejo que os dois tenham uma gestão ainda melhor, porque queremos ver a universidade cada vez mais desenvolvida”, ressaltou.

Além dos professores Sousa, Tomasi e Zvirtes, a mesa de autoridades foi formada pelo vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, pelos secretários estaduais da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Educação, Eduardo Deschamps, pelo deputado estadual Silvio Dreveck e pelo desembargador Luiz Cézar Medeiros.

A cerimônia lotou o Teatro Governador Pedro Ivo, com as presenças de alunos, professores, técnicos, egressos, terceirizados e servidores aposentados da Udesc e de representantes de entidades públicas e privadas. Houve apresentações do vídeo do balanço da gestão 2012-2016 e de três projetos culturais da universidade, a orquestra acadêmica, o coral e o grupo de dança.

Emocionado, o agora reitor Marcus Tomasi fez questão de começar o discurso lembrando-se de duas pessoas: do pai, Amilton Giácomo Tomasi, que é professor aposentado da Udesc e exerceu vários cargos de gestão na universidade; e de Sousa, de quem foi vice-reitor entre 2012 e 2015.

“Trabalhar com você, professor Heron, foi muito fácil. Você é um cidadão de senso público, dinamismo e enorme caráter”, disse o novo reitor, ressaltando também as equipes da administração que se encerrou e da que inicia.

“Tenho orgulho de poder administrar a Udesc, que tem apenas 50 anos e já está entre as melhores universidades do Brasil, sendo uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e o compromisso social de desenvolver nosso Estado e nosso país”, enfatizou.

Marcus Tomasi

Marcus Tomasi, 51 anos, é natural de Brusque e tem graduação em Administração e Mestrado em Gestão Estratégica das Organizações pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis, e Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na universidade estadual desde 2005, é professor do Departamento de Administração Empresarial da Udesc Esag e foi pró-reitor de Planejamento (2008-2012) e vice-reitor (2012-2015), além de diretor-geral indicado do Centro de Educação a Distância (Cead) por duas vezes (2012-2014 e 2016).

Também foi chefe do Departamento de Administração Empresarial (2007-2008); membro da Comissão de Expansão da Udesc (2008) e da Comissão do Plano 20 da Udesc; e presidente do Conselho de Administração da Udesc (2008-2011), da Comissão dos 50 anos da Udesc (2014-2015) e da Comissão de Revisão do Estatuto da Udesc (2015).

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio