Brusquense participa de primeira edição da Mega Volta e terá de pedalar por cerca de 12 horas
O trajeto é de 206 quilômetros, no entorno da ilha de Florianópolis no próximo sábado
O trajeto é de 206 quilômetros, no entorno da ilha de Florianópolis no próximo sábado
O brusquense Celso Zink Neto vai participar de um dos maiores desafios de sua vida como ciclista neste fim de semana. O atleta vai representar o município na Mega Volta à Ilha de Mountain Bike, percorrendo um trajeto de 206 quilômetros, ou cerca de 12h pedalando no entorno da ilha de Florianópolis no próximo sábado.
Esta é a primeira vez que o evento é realizado. A Mega Volta faz parte da 6ª edição da Volta à Ilha de Bike, um desafio menos intenso que contempla um trajeto de 145 km e pode ser percorrido também por bicicletas speed. A prova não é uma competição, e sim um pedal, porém com a presença de atletas preparados para suportar a intensidade dos percursos. A partida dos ciclistas será no Trapiche da Beira-mar.
A preparação
Aguentar 12h de pedais não é tarefa para qualquer um. Por isso que Zink Neto se prepara desde janeiro para a pressão que terá de suportar durante a prova. “Meus treinos foram por trajetos planos e também com subidas pelas cidades na região”, diz. O brusquense pedalou por Guabiruba, Blumenau, Gaspar, Botuverá, Itajaí e até mesmo fez um pedal na Rota do Sol, no Rio Grande do Sul.
Professor de educação física e personal trainer, o atleta explica que a dedicação à bike é algo mais recente. “Sempre fui adepto da bicicleta, mas há uns três anos comecei a me empenhar mais especificamente nos treinos com pedais”, diz.
O evento
O evento, promovido pelas equipes Grupo Vício Pedal e Espírito Livre Caçadores de Aventura, surgiu depois do crescimento da demanda de ciclistas. Depois de cinco edições da Volta a Ilha, os organizadores decidiram aumentar o tamanho do desafio.
A intenção, segundo os representantes, é a de realizar o maior pedal da Grande Florianópolis em termos de quilometragem e também de organização. Estarão disponíveis carro de apoio, auxílio mecânico, frutas e hidratação. Os interessados podem participar das provas de 150 km, 206 km ou 210 km.