Brusquense que foi um dos fundadores da Coamo é destaque em reportagem do Globo Rural
José Aroldo Gallassini foi entrevistado em matéria que explicou o funcionamento da cooperativa
O brusquense José Aroldo Gallassini é um dos cooperativistas mais bem sucedidos do país. Em 1970, o engenheiro agrônomo brusquense foi o idealizador da Coamo, que hoje é a maior cooperativa agrícola da América Latina. No domingo, 7, foi ao ar uma reportagem em que ele é entrevistado pelo programa Globo Rural (Rede Globo).
Questionado sobre o passado da cooperativa pela repórter, José conta que lembra bem do começo, das famílias e do trabalho social que era feito.
“Existiam cinco tratores, todos manuais. Fomos mudando e corrigindo as terras e foi um sucesso. O trabalho feito aqui é importante. Cooperativismo não é um sistema político, mas é um sistema econômico social que busca dar ao pequeno, médio ou grande, um resultado para as atividades dele”, completou na entrevista.
Assista a reportagem completa clicando aqui.
História
De família simples, José Aroldo viveu em Brusque até os 17 anos, quando decidiu servir ao Exército e estudar em Curitiba, capital do Paraná. Porém, nunca esqueceu de suas origens. Nos momentos de folga e férias, sempre retornou à cidade natal para matar as saudades da família e amigos. Inclusive, em 1969, casou-se com a também brusquense Marli Pereira, em cerimônia e festa realizada na cidade.
Filho de Henrique e Othilia Gamba Gallassini, José Aroldo cresceu em meio à fábrica de móveis da família, mas o ofício do pai nunca o interessou. Desde cedo, demonstrou interesse pelo trabalho na terra, profissão que decidiu seguir e que abriu portas para a melhoria da vida de milhares de famílias no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Nasce a Coamo
Após se formar, Aroldo decidiu seguir o caminho da extensão rural. Por isso, prestou concurso para a Acarpa, atual Emater – o equivalente à Epagri em Santa Catarina. Ele foi aprovado e contratado como técnico do órgão. Após um período de estágio, foi designado para ser extensionista em Campo Mourão. A partir daí, sua história e dos agricultores daquela região mudariam para sempre.
De jipe, Aroldo Gallassini chegou em Campo Mourão em 1968. A cidade recebeu muitos agricultores gaúchos e catarinenses, que trouxeram a cultura do plantio de trigo para o local. A maioria das plantações, entretanto, era para agricultura familiar, sem uma grande produção.
Sob a liderança do brusquense José Aroldo Gallassini, a Coamo foi fundada em 28 de novembro de 1970, com 79 agricultores. A partir daquele dia, a cooperativa gerenciada por José Aroldo – que se desligou da Acarpa – iniciou o trabalho que até hoje não parou.
Leia mais sobre a história da Coamo clicando aqui.