Brusquense se prepara rumo a competição internacional de corrida de montanha na Catalunha
Joelso Cordeiro acumula títulos e desempenhos de destaque nos últimos anos
O metalúrgico Joelso Cordeiro, de 34 anos, vai disputar, em julho, o Buff Mountain Festival, um evento internacional com corridas de montanha, com disputas em La Vall de Boí, Catalunha, na Espanha. O brusquense conquistou a vaga sendo convocado para a seleção brasileira da modalidade, em 2019. Correndo ultramaratonas desde 2015, já foram acumulados três títulos e uma série de pódios em competições de peso nacional e regional.
A classificação foi conquistada em uma prova única de seletiva, disputada em 13 de julho: a Ultramaratona dos Perdidos, em Tijucas do Sul (PR). Os três primeiros colocados garantiriam vaga à seleção. Cordeiro ficou em quinto, mas mesmo assim pôde representar o Brasil na Espanha.
“Terminei em quinto lugar, mas o campeão da prova já tinha conseguido vaga por pontos no ranking durante o ano. E o terceiro colocado foi um competidor chileno, então não disputava vaga pelo Brasil. Então se classificaram o segundo, o quarto e o quinto colocados”, explica.
A seleção brasileira de corrida de montanha era um sonho planejado, mas o brusquense não esperava que fosse realizado tão rápido. A viagem a La Vall de Boí será a sua primeira para fora do Brasil.
“Em 2018, eu tentei ir mais além, em competições de níveis maiores. Foi um teste para ver o quanto eu precisava melhorar. Em 2019, não era a intenção chegar já em 2020, aconteceu antes do que eu esperava. Eu não tava acompanhando muito o ranking do circuito que classificou o campeão da Ultramaratona dos Perdidos, então pensei que não iria conseguir”, comenta.
Ainda não há uma definição de Joelso Cordeiro correrá a prova de 45 km ou a de 65 km, mas ele tem uma preferência pelas distâncias mais longas. “Os europeus estão em outro patamar na corrida de montanha. Vamos pela experiência da participação, fica mais difícil buscar entre os primeiros lugares. A preparação será a mesma de sempre, tentando fazer uma boa prova, dentro da minha realidade. De novembro a dezembro fiquei mais à vontade. Em janeiro, comecei a correr com a pré-temporada, pensando nas provas que vou fazer. Cinco dias por semana corrida, outros dois um fortalecimento na academia.”
O primeiro contato de Cordeiro com a corrida foi em 2013. Até então ele era mais do ciclismo. Em uma corrida de aventura em Botuverá, que misturou 5 km de corrida e 35 km de mountain bike, começou a paixão. Ao fim daquele ano, quando percebeu, já corria mais do que pedalava. Se apaixonou pelas provas de longa distância e, dois anos depois, disputou sua primeira ultramaratona.
Em 2016, foi vice-campeão da Jungle Marathon, realizada no Pará. Nada menos que 260 km corridos em sete dias, em uma prova de autossuficiência, com os competidores levando seus próprios mantimentos.
Apoiado por Salomon, Vidas corridas, Staackmed, Nunna Lumière, TO2, Dux Nutrition Lab e De Agostine SSC, o atleta também busca novos patrocinadores para que consiga disputar as grandes competições com frequência.
Títulos e campanhas de destaque
Campeão
100 Milhas Costa Esmeralda 2017 (Santa Catarina) = 160,93 km
Tutan Transmantiqueira 2018 (Rio de Janeiro) – 100 km
UT Rota das Águas 2018 (Santa Catarina) – 50 km
Vice-campeão
Jungle Marathon 2016 (Pará) – 260km
Ultramaratona das Videiras 2019 (Rio de Janeiro) – 65 km
KTR Ilha bela 2019 – (São Paulo) – 80 km
Vaga na seleção brasileira
5° lugar geral Ultramaratona dos Perdidos 2019 – etapa intercontinental (Paraná) – 80 km
La Vall de Boí
O Buff Mountain Festival é um evento com diversas atividades e competições de atletismo, voltadas ao esporte de montanha e aventura. Em 2020, será realizado de 9 a 12 de julho. La Vall de Boí é um município da Catalunha formado por oito pequenos núcleos de formação, que tem entre nove e 200 habitantes. Fica a 280 km de Barcelona e a 610 km de Madri. Tem paisagens montanhosas, e o território tem suas riquezas naturais quase intactas. A atividade econômica é, há séculos, baseada na pecuária de subsistência.