Brusquense tem espetáculos selecionados para turnê estadual do Sesc
Lieza Neves submeteu duas propostas para o projeto de contação de histórias Baú de Histórias
A artista brusquense Lieza Neves teve suas duas propostas de contação de histórias selecionadas para fazer parte da turnê estadual do Sesc Santa Catarina. A turnê percorrerá todas as regiões do estado em 2019, levando mais de 388 apresentações nos projetos Baú de Histórias, Mostra EmCenaCatarina e Circuito Sesc de Música.
Os espetáculos de Lieza, “Da Boca do Povo” e “A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz” farão parte do projeto Baú de Histórias, voltado ao público escolar, que percorrerá 30 municípios do estado. Anualmente, são selecionados quatro espetáculos que são apresentados nas unidades do Sesc e também em municípios onde há parcerias com prefeituras. São realizadas duas apresentações em cada cidade durante três circuitos, cada um com dez dias de duração.
“Mandei duas propostas, o Sesc selecionou as duas e, quando me ligaram, estavam em dúvida”, conta Lieza. Como um dos espetáculos não possui cenário e o outro não depende de muitos artefatos, ela disse que poderia participar do circuito de apresentações preparada para fazer as duas. Dessa forma, cada cidade irá escolher qual das peças será apresentada.
Veja também:
Justiça suspende obra de terraplanagem do shopping de Brusque
Promessas de campanha: O Município verifica cumprimento de metas do governo de Brusque
Lutador brusquense e morador da Austrália é grande aposta em UFC da Ásia
Para a artista, o projeto Baú de Histórias possui também um significado especial: entre 2003 e 2006, ela trabalhou no setor de Cultura do Sesc de Brusque e ajudou a produzir as edições das apresentações. “Foi assim que conheci o gênero da contação de histórias, que eu nunca tinha ouvido falar. Eu já fazia teatro, gostava de literatura, então fechou bastante.” Também pelo Sesc, ela fez cursos de contação de histórias e, em 2018, completou dez anos na profissão.
Espetáculos
O espetáculo “Da boca do povo” é uma seleção de três contos de tradição oral. Na proposta submetida ao Sesc, constam os textos “João Bobo”, “A mulher do pescador” e o conto tradicional russo “Vassilissa-Filha-de-Rei”.
Já “A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz” é um espetáculo de contação de histórias que Lieza montou em 2012 e apresentou em algumas oportunidades. “Esse ficou um pouco de lado por conta de outros trabalhos, mas, no ano passado, fiz a Semana da Criança no Sesc de Brusque e decidi inscrever essa proposta”, conta. Nesta apresentação, ela conta a história do Mágico de Oz por meio da narrativa e também de recursos visuais, como brinquedos antigos e outros objetos.
Veja também:
Discurso em Libras da primeira-dama divide opiniões de intérpretes de Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Acidente mata uma pessoa e interrompe trânsito na BR-470, entre Blumenau e Indaial
Seleção
A seleção das propostas foi realizada por meio da Plataforma IdCult.Sesc. Inúmeros projetos foram submetidos entre 4 de outubro e 4 de novembro de 2018. Por meio da turnê do Sesc, a população de mais de 30 cidades catarinenses terá acesso a espetáculos e rodas de conversas entre os artistas e o público. Ao todo, 12 montagens foram selecionadas.
Entre as 97 propostas enviadas para o projeto Baú de Histórias, estão as de Lieza e outras três: “Quedelhe o boi?”, da Associação Artística Pequeninos, de Canelinha; “Maracá”, da chapecoense Cia ContaCausos; e “Brasil Pequeno Itinerante”, de Genifer Gerhardt Siqueira Dimpério, de Porto Alegre (RS). A seleção das montagens é feita prezando pela qualidade da contação e a relevância literária da proposta, e induz no cotidiano catarinense a arte popular de origens ancestrais.