X
X

Buscar

Brusquense viúva de Luiz Henrique da Silveira será suplente de candidato ao Senado

Engajada A brusquense Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, está engajada na campanha eleitoral deste ano e vai reforçar as candidaturas de Mauro Mariani ao governo do estado e de Jorginho Mello ao Senado, do qual é primeira suplente. Anteontem à noite ela se reuniu com Mello para afirmar que […]

Engajada
A brusquense Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador Luiz Henrique da Silveira, está engajada na campanha eleitoral deste ano e vai reforçar as candidaturas de Mauro Mariani ao governo do estado e de Jorginho Mello ao Senado, do qual é primeira suplente. Anteontem à noite ela se reuniu com Mello para afirmar que irá percorrer todo o Estado para fortalecer seu nome dentro do MDB.

Apelo ignorado
Em horas entradas do último sábado o candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin, ligou para o deputado federal Esperidião Amin dizendo que havia orientado o PSDB de SC a se aliar ao PP na eleição para governador. O ex-governador paulista estava exultante com o sim da senadora gaúcha Ana Amélia (PP) para ser sua vice. Mas o deputado estadual Marcos Vieira, cacique dos tucanos, fez e desfez e, como seu viu, emergiu uma aliança impensável horas antes.

Veja também:
Instituto denunciado pelo Fantástico premiou vereador de Brusque

Após intercâmbio na Itália, jovens modernizam produção de vinho em Nova Trento

Brusquense pesca carpa-húngara de 12 kg próximo à ponte estaiada

Suplência valiosa
Suplente de senador? Muitos eleitores desconhecem a existência deste cargo. Existe sim e podem ser de grande importância. Ainda ontem numa roda no sul do Estado se buscava um nome para primeiro suplente do candidato ao Senado, Paulo Bauer (PSDB), que concorre à reeleição. O nome cogitado foi o do deputado federal Edinho Bez (MDB), que foi lembrado e devidamente alertado que se Geraldo Alckmin foi eleito presidente, Bauer será ministro, abrindo a vaga.

Crise?
Não há dia sem que se leia que este ou aquele governador de estado esteja envolvido em alguma trama ou que, cheio de problemas, parece decidido a sair da política. Tudo cena. Dezesseis dos atuais 27 governadores concorrem à reeleição.

Diferentes
Lê-se que Balneário Camboriú receberá 40% mais escalas de cruzeiros na próxima temporada de verão. Enquanto isso, naquela ilha-capital de casos e acasos, cercada de água e que já se auto intitulou “capital turística do Mercosul”, quem ousar soltar um reles barco de papel na água corre o risco de ser processado.

Mistério
Mesmo com 1.803 projetos inscritos, dos quais 175 aprovados no ano passado, o governo estadual, inexplicavelmente, não diz nem sim nem não se vai lançar o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura neste ano. Trata-se da mais importante reivindicação da comunidade cultural do estado. Lamentável.

Magistrados seguros
O TJ-SC realizou segunda-feira, 6, em Balneário Camboriú, o primeiro curso de autoproteção para magistrados, na modalidade de direção defensiva, ofensiva e evasiva. Doze juízes agora sabem como sair de uma emboscada e como agir dentro do carro quando for interceptado por um assaltante, por exemplo.

Monopólio
Há algo estranho nos critérios que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC usa para selecionar os livros de autores catarinenses para seus concursos. Sai ano e entra ano e Salim Miguel está quase sempre lá. Não há dúvida que ele merece a deferência, como, da mesma forma, outros tantos e ilustres nomes da literatura estadual, que estão sendo ignorados.

Veja também:
Como iniciativa de paróquia ameniza dificuldades de moradores de rua

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Enquanto esperava Uber, mulher é assaltada e agredida, em Blumenau

Outro lado
A deputada Ana Paula Lima (PT) afirma, acerca de projeto de sua autoria que torna obrigatória a venda de produtos orgânicos em hipermercados e supermercados de SC, que sua proposta é no sentido de fomentar a lei de mercado voltada àqueles produtos, que ainda não tem a merecida valorização. Justifica a atuação do poder público para garantir a oferta em quantidade satisfatória, beneficiando tanto produtores quanto consumidores.

Validade vencida
Em ação originária de SC, o Superior Tribunal de Justiça trancou ação penal movida contra três pessoas denunciadas por crime contra as relações de consumo, por suposta venda de produtos alimentícios com prazo de validade vencido. Os denunciados tinham em depósito para venda aditivos e matérias-primas para fabricação de linguiças com prazo de validade vencido. O TJ-SC, ao negar pedido de trancamento da ação, entendeu que o simples fato de o produto estar com o prazo de validade expirado constitui crime formal, de perigo abstrato ou presumido, o que dispensaria a realização de perícia. O STJ concluiu que no caso de delito que deixa vestígios, é indispensável a realização de exame pericial para atestar a impropriedade da mercadoria para o consumo. No episódio, a impossibilidade de realizar a perícia se deu em razão de a fiscal que fazia a inspeção no estabelecimento comercial ter incinerado o material no mesmo dia de sua apreensão.