Brusquenses conquistam títulos de Miss Plus Size
Conheça Bárbara e Elaine, modelos que levam o nome da cidade para concursos regionais, estaduais e nacionais
Sair do tradicional padrão de beleza e mostrar que é possível se sentir linda da forma que é. Essa vontade em comum, além de representar uma forma única de se amar, motiva as brusquenses Bárbara Fernandes Veroneze, 29 anos, e Elaine Cristina Pöpper, 27.
As duas modelos carregam o mesmo título Miss Brusque Plus Size 2019, mas de concursos distintos. Bárbara venceu a coroa no concurso representante oficial no Miss Plus Size Nacional por Eduardo Arauju. E Elaine representou a cidade e foi coroada miss no Concurso Plus Size.
Para elas, ser uma miss é muito mais do que representar a beleza, mas é um importante passo para a quebra de paradigmas.
“É poder mostrar ainda mais que não existe um padrão de beleza certo ou errado, que cada uma de nós tem seu espaço e pode alcançar os seus sonhos”, conta Bárbara. “É mostrar que o mundo está mudando e que toda mulher pode ser o que ela quiser, seja ela acima do peso ou não”, explica Elaine.
Ambas, agora, miram mais longe: concursos estaduais e nacionais. Bárbara foi eleita Miss Plus Size Santa Catarina 2019 e vai para o Miss Plus Size Nacional, que ocorre em 30 de novembro, no Rio de Janeiro.
Elaine participará da etapa estadual do Concurso Plus Size em 15 de setembro. Caso for coroada, vai representar o estado de Santa Catarina na etapa nacional do Miss Plus Size.
“Somos mulheres empoderadas, fortes e guerreiras, que a cada dia estamos nos amando mais”, conta Bárbara. “É uma forma de mostrar que cada mulher é única, e deve se sentir bem do jeito que ela é”, complementa Elaine.
Quando tudo começou
Bárbara é designer de moda e, segundo ela, o gatilho para se tornar miss foi há dois anos, quando se descobriu influenciadora digital. O sonho de menina de participar de concursos de beleza foi fortalecido.
“Na época da infância não existia concurso plus size. Fui incentivada por amigas e familiares”, diz. Ela foi coroada no concurso de alcance municipal em 25 de maio, e no estadual em 9 de junho.
A modelista Elaine nunca se imaginou como miss. Segundo ela, tudo começou após ser modelo para a marca de roupas da cunhada.
“Ela me incentivou bastante a procurar mais sobre esse mundo plus size. Foi quando eu descobri o coordenador do concurso e ele me descobriu”, explica.
De acordo com ela, foi chamada para participar do concurso uma semana antes da etapa municipal, que ocorreu em 7 de abril. “Hoje estou muito feliz por ter conquistado tudo isso”, diz.
Motivações para representar
Segundo Bárbara, o carinho de muitas mulheres, que se identificaram com ela e sua história a motiva a seguir neste caminho. “Servir de exemplo pra elas se descobrirem e se amarem é um presente maravilhoso”, explica.
Elaine conta que sempre foi acima do peso. Ela lutava contra a balança, pois achava que, para ser bonita, precisava ser magra.
“As pessoas sempre me diziam que eu era linda, mas eu sempre desconfiava de que isso era apenas por educação. Com o passar dos anos comecei a aceitar o meu corpo e aprendi a ser feliz com ele”, relata.
Para Bárbara, a era digital tirou muitas mulheres do armário, que puderam representar e serem representadas por sua forma de ser. “Hoje somos muitas”, diz.
Hoje, Elaine também quer ser exemplo para todas que sofrem com a baixa autoestima e falta de confiança. “É isso que me motiva, mostrar que todos podem ser felizes”, completa.
Desafios no caminho
Mesmo coroadas, o caminho das misses não foi fácil. Estar fora dos padrões de beleza dificultou ainda mais o trajeto em busca da premiação.
Segundo Bárbara, o preconceito faz parte das lutas diárias. “Crescemos e aprendemos que ser gordo é feio, que são pessoas desanimadas e preguiçosas. Sem saúde”, conta.
Além de tentar repensar a forma de como as pessoas veem o próprio corpo, Bárbara também relata que passou por dificuldades na hora de conseguir um emprego e de ser aceita em certos grupos de pessoas.
“Mesmo você sendo inteligente e apta para determinadas vagas ainda sim o peso falava mais alto, mas tenho certeza que aos poucos isso vai mudando”, avalia.
Elaine também observa o preconceito como algo recorrente. “Ainda tem muito que mudar”, diz.
De acordo com Elaine, outro desafio é encontrar roupas para corpo plus size. Ela conta que muitas marcas já investem no ramo, mas ainda é preciso trilhar um longo caminho até a demanda ser igualitária para todos os números.
Correção: anteriormente constava que o concurso vencido por Bárbara é representante oficial no Miss Brasil Plus Size. No entanto, o concurso é representante oficial no Miss Plus Size Nacional por Eduardo Arauju. O concurso Miss Brasil Plus Size é uma realização da Impacto Produções e será realizado dia 27 de novembro, no castelo Avalon, em Mauá (SP). As premiadas deste, portanto, são a Miss SC Curve Plus Size 2018 Fabiana Tiburtius, a Miss SC Plus Size 2018 Carol Freitas, e a Miss SC Lady Plus Size 2018 Adri Devan.