Brusquenses lotam praça Barão de Schneeburg para saborear a cuca gigante do aniversário da cidade

Cuca de 16,2 metros acabou em poucos minutos

Brusquenses lotam praça Barão de Schneeburg para saborear a cuca gigante do aniversário da cidade

Cuca de 16,2 metros acabou em poucos minutos

A tradicional cuca gigante, que faz parte da programação do aniversário de 162 anos de Brusque, atraiu muita gente para a praça Barão de Schneeburg, no Centro da cidade, na manhã desta quinta-feira, 4.

Após o fim do desfile cívico, muitas pessoas que acompanharam o evento se deslocaram para a praça para experimentar o prato típico da cidade, oferecido pela prefeitura. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que a cuca gigante faz parte das festividades de aniversário da prefeitura – a última havia sido em 2019.

Brusquenses se deliciaram com o prato típico da cidade | Foto: Bruno da Silva/O Município

A população presente cantou feliz aniversário para a cidade antes do corte, que foi feito pelo vice-prefeito Gilmar Doerner e pela secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo. Depois disso, os presentes puderam saborear a cuca de 16,2 metros, que acabou em poucos minutos.

Secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo foi uma das responsáveis por distribuir a cuca | Foto: Bruno da Silva/O Município

Esforço da equipe da Educação

A cuca foi feita por funcionárias na escola do Paquetá e é uma receita da vovó, conta Wanderléia Paoli, auxiliar de serviços gerais da Secretaria de Educação. Ela e outras três colegas, Ana Maria Paoli, Marileide Simone da Silva e Jovelina Voss, foram as responsáveis pelo preparo. “A gente faz para os alunos na escola essa receita, de massa crescida com fermento de pão. Hoje, tivemos três sabores: chocolate, banana e farofa”, conta.

Equipe da Secretaria de Educação foi a responsável pela produção da cuca | Foto: Arquivo pessoal

Para a receita da cuca que foi preparada para o aniversário de Brusque, elas começaram a trabalhar na quarta-feira, 3, às 21h e terminaram apenas nesta quinta-feira, por volta das 5h.

“É um processo demorado, porque é uma massa crescida, mas fazemos com muito amor e carinho. Virei à noite, ainda estou acordada, mas vale muito à pena. É muito gratificante ver esse evento maravilhoso, com a comunidade prestigiando e vindo aqui saborear um pedaço da nossa cuca”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo