X
X

Buscar

Brusquenses participam de grupo de expedições que fará viagem ao deserto do Atacama

Grupo de amigos organiza viagens pelo Brasil e também para o exterior em carros 4x4

Em cinco carros 4×4, um grupo de dez amigos fará, em julho deste ano, uma viagem para o deserto do Atacama, no Chile. Saindo de Brusque, os cinco casais passarão 12 dias viajando e conhecendo o litoral chileno. O grupo Tigre Expedições existe há cerca de cinco anos e organiza viagens para diversos destinos.

Leandro Rondineli de Oliveira, um dos dez integrantes do grupo, conta que a ideia para essa viagem mais longa, até o deserto do Atacama, surgiu há cerca de um ano. “Eu faço parte do grupo desde 2015, quando conheci o pessoal e viajei com eles para o Uruguai, e desde então sempre fazemos essas viagens. Mas de uns dois anos para cá começamos a organizar mais eventos”, conta.

Dos cinco casais que fazem parte do grupo Tigre Expedições, dois são de Brusque, e os outros três, de Criciúma. Leandro afirma que os dez amigos se encontram mensalmente. Quando viajam, cada casal vai com seu carro, e todos seguem a mesma rota, viajando juntos.

Integrantes do grupo fizeram a primeira reunião para a viagem ao deserto do Atacama na praia do Moçambique, em Florianópolis. | Foto: Arquivo Pessoal

Para a viagem até o deserto, Leandro explica que cada carro vai equipado com as barracas próprias para viagem, que é onde os casais vão dormir durante os 12 dias de trajeto. “Saindo de Brusque, são três dias até chegarmos ao deserto. Chegando lá, vamos fazer todos os passeios, são mais ou menos dez.”

O retorno da viagem terá uma rota diferente: saindo de São Pedro de Atacama, os casais vão percorrer 1.500 quilômetros de praia no litoral chileno até chegar ao município de Valparaíso. De lá, voltam a Brusque, passando por Mendonza, na Argentina. “E vamos sempre parando nos pontos turísticos para conhecer”, ressalta Leandro.

Roteiros variados
Os roteiros do grupo passam por locais no Brasil, com algumas viagens mais curtas, como pelo Vale Europeu ou até o Farol de Santa Marta, em Laguna, e também para o exterior. Segundo Leandro todo ano, na época de Páscoa, o grupo organiza uma viagem para o Uruguai – inclusive, essa foi a primeira de que Leandro participou com a Tigre Expedições.

Leandro conta que, todo ano, o grupo organiza uma viagem mais longa. “Teve uma vez que percorremos toda a Travessia do Chuí, chegando até Punta del Diablo, no Uruguai.” A Travessia do Chuí percorre a maior praia do mundo: são 220 quilômetros de faixa de areia ininterrupta, saindo do Balneário do Cassino, em Rio Grande (RS), até o arroio do Chuí, na divisa com o Uruguai.

Conheça o projeto: