Brusquenses participarão da Jornada Mundial da Juventude, na Polônia
Evento deve reunir 2,5 milhões de jovens de todo o mundo na Cracóvia, com a presença do papa Francisco
Evento deve reunir 2,5 milhões de jovens de todo o mundo na Cracóvia, com a presença do papa Francisco
A fé é o que motiva as brusquenses Ana Carolina Angioletti e Nara Bruna Chaves a participar da 31ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento religioso será realizado em julho na cidade da Cracóvia, na Polônia, e deve reunir 2,5 milhões de jovens do mundo todo, com a presença do papa Francisco.
Nara, 21 anos, auxiliar geral em confecção, é participante do grupo de jovens da comunidade Santa Rita de Cássia, e conta que quando ficou sabendo que jovens da região estavam se preparando para ir à JMJ, decidiu que também integraria o grupo, mesmo sem conhecer ninguém e sem saber como teria recursos financeiros para a viagem.
“Eu fui na jornada que teve no Rio de Janeiro em 2013, e foi uma sensação única, que não tem como explicar. Tanta gente reunida só por Jesus, por Deus. Foi uma emoção diferente de tudo o que eu já vivi, por isso decidi que iria também para a Polônia”.
Nara diz que poder ver o papa de perto e viver esse sentimento novamente faz com que a viagem seja cada vez mais esperada. No entanto, para pagar a viagem a jovem começou a vender brigadeiros. “Estou pagando sozinha e como é um valor alto, preciso buscar meios de conseguir todo o dinheiro. Por isso decidi fazer os brigadeiros para vender no meu trabalho e para a minha família”.
Semanalmente Nara tem comercializado cerca de 50 doces, o que tem contribuído bastante. “São muitos os detalhes, precisei fazer o passaporte, comprar mala, organizar a documentação que exigiu gastos em cartório”, conta.
Ana Carolina Angioletti, 21 anos, balconista, participante da Pastoral da Juventude da paróquia Santa Teresinha, diz que o desejo de ir à JMJ na Polônia é muito grande. Ela afirma que quando o papa esteve no Brasil em 2013 gostaria de ter ido e não pôde, e que agora aproveitará a oportunidade. Ana Carolina ganhou a passagem de ida e de volta, por meio do sorteio de uma rifa na comunidade. “Estou muito feliz. É um momento que tenho para poder aumentar a minha fé. Estou ansiosa, é uma viagem para muito longe, que terá muita gente, mas vai dar tudo certo e será muito bom”, diz.
Organização da viagem
Representantes do projeto JMJ 2016 Eu vou, de Piraciba (SP), são os organizadoras da viagem em que as brusquenses irão. O objetivo do grupo missionário é ajudar as pessoas oferecendo assessoria.
O coordenador do projeto, Caco Ferry explica que eles disponibilizam tempo a essas pessoas dando assessoria de viagem e turismo, e de captação de recursos. O projeto tem coordenadores em várias regiões do país.
“Temos parceria com uma operadora que cuida da logística – passagem aérea e transporte em geral; na Cracóvia, a comitiva local é responsável pela alimentação e hospedagem dos jovens e nós dispomos de todas as informações antes, durante e depois a jornada”.
A Arquidiocese de Florianópolis foi responsável por informar para as paróquias de Santa Catarina sobre o trabalho que eles realizam e desta forma os jovens chegaram até o projeto.
Ferry conta que participarão da JMJ oito pessoas de Brusque e Guabiruba. Há jovens que há dois anos já planejam a viagem e outros que estão em contato há cerca de de seis meses. Ele diz que muitos que haviam contatado o projeto e que iriam a Polônia acabaram cancelando, devido à alta do dólar.
Em média, segundo Ferry, a viagem custará aproximadamente R$ 9 mil. Os jovens devem sair no dia 18 de julho do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), retornando após 16 dias. “Somos de um projeto missionário e para nós é uma alegria fazer isso, ver as pessoas realizando um sonho, sendo o rosto de Cristo, sendo a Igreja Católica. É cansativo, mas o coração está feliz, é uma alegria tremenda”, afirma.
Mais informações podem ser encontradas no site.
A jornada
O lema da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre 26 e 31 de julho, é “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7). Antes, de 20 a 25 ocorrem “As jornadas nas Dioceses”.
Na terça-feira, 26, será realizada a cerimônia de abertura, o Festival da Juventude. De quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29, as catequeses. Na quinta-feira, 28, está prevista a acolhida do papa, e na sexta-feira à noite, 29, haverá a Via Sacra.
Sábado, 30, é o dia da vigília, e domingo, 31, a missa de encerramento com o envio e o anúncio da próxima edição internacional da JMJ.