Brusquenses que presenciaram neve em SC relatam experiência; veja fotos e vídeos
Fenômeno ocorreu em alguns municípios do estado
A neve que caiu em alguns municípios de Santa Catarina na noite desta quinta-feira, 20, foi presenciada por brusquenses que viajaram até as regiões mais altas para contemplar o fenômeno.
O frio intenso combinado com a umidade no ar fez com que chuva congelada e flocos de neve caíssem no estado. Já nesta sexta-feira, 21, houve geada em São Joaquim, com termômetros marcados em oito graus negativos.
Um vídeo também registrou neve no alto do Morro do Barão, que fica entre os municípios de Botuverá e Nova Trento.
O brusquense Juliano Montibeller, foi acompanhado de Neto Mafra, Fabiano Campigotto, Gisa Mafra e família. Eles foram até uma pousada rural município de Rancho Queimado, no Planalto Serrano, justamente pela previsão da neve, para que as crianças pudesse presenciar o fenômeno.
Após as 21h eles foram até o Mirante do Boa Vista, que fica a 1.250 metros de altitude, onde a temperatura chegou a 0 °C.
O brusquense já viu neve em outras oportunidades, sendo uma delas quando nevou em Guabiruba em 2013, outra no Chile e outra na cidade de Bariloche, na Argentina.
“Na hora que o fenômeno da neve chegou as crianças ficaram muito alegres. Foi um momento para a família viver mais uma experiência diferente”, conta. A neve durou cerca de 20 minutos, primeiro veio a chuva congelada e em seguida caíram os flocos de neve.
O brusquense Rafael Alexandre Fischer se aventurou na Serra catarinense com a família para presenciar a neve. Ele já tinha visto a neve na região em 2013, mas a família não. Por isso encontraram na previsão uma oportunidade e reservaram um hotel em São Joaquim.
Nesta quinta-feira, 20, eles saíram de casa cedo e passaram por municípios como Urubici e Rancho Queimado. Após darem entrada no hotel partiram para a Serra do Rio do Rastro, foram até o mirante e ficaram lá das 16h até as 20h.
Como até aquele momento não havia nevado, voltaram para São Joaquim, mas durante o trajeto souberam que havia neve no mirante e retornaram ao local.
O fenômeno ocorreu durante uns quarenta minutos e a temperatura era de 2 graus Celsius negativos.
“Tinha bastante neve, ficamos muito contentes”, conta Fischer, que foi acompanhado da esposa Idalina Fischer e dos filhos Davi, Natan e Lais.