X
X

Buscar

Brusquenses realizam mais de 40 carreatas com autorizações da Setram

Maioria das ações com Papai Noel foi realizada no fim de semana

Neste ano, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) concedeu 43 autorizações para as tradicionais carreatas de Natal no município. No ano passado, este número passou de 50. O prazo para solicitar o documento acabou na sexta-feira, 18.

Das 43, 36 já foram realizadas, 27 delas somente neste fim de semana. Nos próximos dias, acontecem os últimos passeios dos Papais Noéis nos bairros da cidade. “Amanhã (hoje) acontece uma carreata, nos dias 23, 24 e 25 acontecem duas em cada dia”, afirma o diretor da Guarda de Trânsito, Adalberto Zen.

Segundo ele, o setor de trânsito conseguiu evoluir nas orientações repassadas aos motoristas dos Papais Noéis. “Neste ano, conseguimos orientar melhor os condutores. Fiscalizamos todos os veículos e alguns tiveram que se adaptar para dar mais segurança às pessoas que vão circular em cima das caçambas”.

Para conseguir o cadastro, os grupos precisaram informar a data, horário, local de saída e a rota da carreata.

O secretário de Trânsito e Mobilidade, Bruno Knihs, afirma que o cadastro dos Papais Noéis tem como objetivo dar mais segurança aos participantes. “Sempre primamos pela segurança no trânsito, não só de quem está sendo transportado, mas também das pessoas que estão nas ruas. A caçamba não foi feita para carregar pessoas, mas sim mercadorias, então solicitamos ajustes em alguns veículos e conseguimos unir o útil ao agradável”.

No entanto, de acordo com ele, nem todos os organizadores de carreatas gostam de cumprir as orientações. “Tivemos alguns casos de pessoas que não quiseram se adaptar, nem todo mundo fica contente com essa exigência, mas os que se ajustaram vão poder fazer todo o trajeto com segurança”.

Knihs ressalta que a pasta utiliza o artigo 108 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como justificativa para aplicar as normativas que permitem, sob determinadas condições, o transporte de passageiros em compartimentos de carga.

 

  •  Experimente 30 dias grátis da edição digital do jornal Município Dia a Dia