X
X

Buscar

Brusquenses representarão o Brasil no Mundial de Patinação Artística, na Itália

As patinadoras Eduarda Paitl Agostinho, 14 anos, e Emanuelly Cristina Trindade, 13 anos, são atletas do Clube Cultura Sobre Rodas, do Colégio Cultura

As patinadoras brusquenses Eduarda Paitl Agostinho, 14 anos, e Emanuelly Cristina Trindade, 13 anos, foram convocadas para participar do Campeonato Mundial de Patinação Artística, que ocorre no mês de outubro, na cidade de Nogara, na Itália.

Leia também: Moradores querem estrutura de pórtico no Jardim Maluche

Elas são atletas do Clube Cultura Sobre Rodas, do Colégio Cultura, e na competição internacional integrarão o Grupo de Show Áurea, formado pelos melhores patinadores de Santa Catarina. A classificação das meninas para o mundial veio após a conquista do terceiro lugar entre as equipes brasileiras no Pan-Americano de Patinação Artística, realizado no fim de junho, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Agora, as atletas brusquenses se preparam para participar da principal competição da modalidade e conquistar bons resultados para o Brasil. “Estou muito ansiosa para participar da competição. Representar o Brasil é a realização de um sonho”, afirma Emanuelly, moradora do bairro São Luiz.

A atleta patina desde os oito anos e já participou de diversas competições no estado. Ela conta que iniciou no esporte por vontade própria e pretende continuar profissionalmente. “A rotina é bem puxada, treinamos quatro vezes por semana no Colégio Cultura e agora, além disso, teremos uma programação extensa de treinos para o mundial, aos domingos, com a equipe”, diz.

Praticante da modalidade há seis anos, Eduarda também está muito ansiosa para competir no mundial. Ela ingressou na modalidade pelo Colégio Cultura e agora, começa a colher os frutos de sua dedicação. “Eu já fazia dança e quando soube que o colégio tinha a patinação, tive vontade de participar. Comecei na escolinha e não parei mais. É uma competição muito importante, o sonho de qualquer patinadora”.

Na competição, as brusquenses disputarão na categoria por equipes. O grupo irá apresentar a coreografia do Pan-Americano, que conta a história do Conde Drácula. “Vamos disputar na categoria Grupo de Show. É uma categoria coletiva, então vamos com 12 patinadoras.

Geralmente, é preciso contar uma história. O principal nesta categoria é o sincronismo e a dificuldade dos passos”, explica Eduarda.

Orgulho

A diretora do Colégio Cultura, Cássia Krainski, afirma que a convocação das atletas para o mundial é um grande orgulho para a escola. “O Clube de Patinação do Cultura iniciou há oito anos, com apenas três atletas, e a Eduarda e Emanuelly estavam neste grupo. Para nós, é uma grande satisfação. Mostra que estamos no caminho certo”, diz.

Cássia destaca ainda o trabalho dos professores do clube: Mauricio Luiz Nascimento, Bira Branquinho e Luana Amaral. “Eles fazem um ótimo trabalho e possibilitaram que as meninas pudessem ser convocadas para participar do Pan-Americano e agora do Mundial. Sempre acreditamos muito no esporte e tentamos incentivar todas as modalidades. Começamos com três atletas e hoje estamos com 30”, destaca.
Em busca de patrocínio

Além dos treinos, as duas atletas brusquenses iniciaram a busca por patrocínio para poderem participar da competição internacional. “Começamos a nos organizar, fazer vaquinha, vender rifas porque a patinação é um esporte que não é valorizado. Precisamos de patrocínio e estamos correndo atrás disso paralelo aos treinos”, afirma Eduarda.

Quem quiser ajudar as brusquenses pode entrar em contato pelos telefones 3351-1073 ou 3351-3436.