X
X

Buscar

Brusquenses representarão o município em campeonato nacional de Tiro Prático

Disputa acontece em maio em Vitória, no Espírito Santo

Competidores de tiro prático representarão Brusque na 2ª etapa do 30º Campeonato Brasileiro de IPSC 2017, que será realizado em Vitória, no Espírito Santo, em maio. O casal Alexsandra Imhof Klann e Emerson Klann, atiradores do Clube de Caça e Tiro de Brusque, há anos vem conquistando bons resultados para o município.

O casal, que participou da 1ª etapa do brasileiro em Blumenau em março, e fez bonito na categoria “.40 Standard”, está com boas expectativas em relação à competição nacional. Mais dois brusquenses defenderão a cidade no campeonato. Alexsandra obteve a segunda colocação e Klann ficou em 40º lugar de mais de 80 atiradores.

Alexsandra participa de disputas de tiro prático há quatro anos e essa foi a primeira à nivel nacional que competiu. Ela é a única mulher que representará Brusque nesta disputa. O IPSC exige que o competidor seja preciso e tenha velocidade para fazer mais rápido a prova. Quanto mais preciso e rápido for, mais pontos conquistará. “Estou trabalhando e me dedicando para ficar em primeiro lugar em Vitória”, diz a atiradora.

Diariamente ela realiza 20 minutos de treino em seco, ou seja, o posicionamento do alvo de treinamento, o saque e a visada. Também, duas vezes por semana, frequenta o clube de Caça e Tiro onde executa o tiro prático – além do saque e visada, o “tiro propriamento dito”. Em média, são 300 disparos por treino.

Neste ano, o casal já participou de outras competições: Em março, em Chapecó, Alexsandra foi campeã da 1ª etapa do 27º Campeonato Catarinense de IPSC 2017 e Klann ficou em terceiro lugar. Também já disputaram a 1º Copa Litorânea Interclubes, em Brusque.

No próximo fim de semana, 29 e 30 de abril, em Lages, eles buscam outros bons resultados na 2ª etapa do Catarinense de IPSC – prova Nilton Fior e em junho na 3ª etapa do 27ª Campeonato Catarinense e Open Cone Sul de IPSC, que acontecerá em Criciúma e reunirá esportistas dos três estados do Sul do país. E por fim, o casal continuará representando Brusque nas outras etapas do Brasileiro, que ocorrem nos próximos meses em Santarém, no Pará; Natal, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais. As datas ainda não foram definidas.

Em média são cerca de 120 atiradores nas disputas do Estadual e cerca de 300 no Brasileiro. Em Santa Catarina, são oito pistas, onde cada uma tem desafios diferentes e no nacional, de 16 a 24 pistas.

“Me sinto tão bem atirando, é o que gosto de fazer. Além do comprometimento com o esporte, é uma confraternização bem legal em que se reúnem amigos. Poder levar o nome da cidade, do nosso clube, é muito gratificante”, diz Alexsandra.

IPSC
O IPSC é uma sigla que significa “International Practical Shooting Confederation”, em português, Confederação Internacional de Tiro Prático. O IPSC não pode ser definido exatamente como uma modalidade de tiro, mas uma reunião de modalidades, que compreendem armas curtas, rifles, espingardas a até ar comprimido.

As competições são organizadas levando em consideração a precisão, força e velocidade. No IPSC o atirador tem que se movimentar muito, engajar alvos em distâncias e formatos diferentes e resolver desafios técnicos impostos pelas pistas, que são sempre diferentes umas das outras.

As competições de IPSC ainda são divididas conforme o tipo de equipamento utilizado, ou modalidades. No Standard, por exemplo, os calibres normalmente utilizados são o .40 e o .45.