X
X

Buscar

Brusquenses se preparam para primeira etapa do Catarinense de BMX

Competição será disputada em nova pista da BBF e aguarda 150 pilotos em todas as categorias

A primeira das seis etapas do Campeonato Catarinense de BMX será disputada neste sábado, 23, e neste domingo, 24, no Centro de Treinamentos da Bicicross Berço da Fiação (BBF), localizado na rua Vergílio Cadore, bairro Campeche, em Itajaí, próximo ao limite com Brusque. Pilotos da BBF e independentes participam das provas em dezenas de categorias, no evento que marca a inauguração do CT.

O presidente da BBF, Helcius Zimmermann, prevê um bom desempenho de sua equipe, estreando na nova casa.

Veja também:
Banco Santander faz leilão de imóvel em Brusque

Tribunal de Justiça revoga ordem de prisão de Sandra Maria Bernardes

Como oposição se tornou minoria na Câmara de Vereadores de Brusque

 

“Queremos fazer bonito aqui dentro, valorizando nossos patrocinadores, que tornaram o momento possível. Temos uma equipe muito forte e muitos pilotos com potencial para brigar entre os primeiros”.

Mais de 150 participantes são esperados nas diversas categorias, vindos dos três estados do sul e de São Paulo. Haverá pilotos participando como integrantes de equipes e também independentes, sem vínculo com associações.

O piloto Felipe Brick, da Associação Brusque Bicicross (ABB), compete de maneira independente nesta primeira etapa do Campeonato Catarinense. Experiente e multicampeão brasileiro, ele representa Brusque nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) na modalidade.

Para este fim de semana, diferente do normal, ele não espera conquistas, pois está com os ligamentos de um dos tornozelos rompidos. No entanto, vai participar mesmo assim e quer obter o melhor desempenho possível.

“Fico feliz em poder participar, se conseguir um pódio vai ser muito legal. Vim em respeito ao pessoal que fez a pista acontecer”, afirma.

Ariel da Silva é um piloto profissional brusquense de BMX. Já acumula dez títulos nacionais e tem participado de campeonatos sul-americanos com campanhas de destaque.

“Venho para buscar o título. Não penso em nada além disso. Tenho treinado sério, de segunda a sábado, nos três períodos, com exceção de terça e quinta-feira. Quero terminar em 1º lugar do ranking também”, afirma.

O Centro de Treinamento
Os pilotos utilizavam a pista do terreno em frente ao pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof para treinar, mas ela foi desmanchada definitivamente em janeiro de 2018. Depois que Brusque ficou sem uma pista para o BMX, a BBF buscou construir seu próprio CT, em iniciativa que funcionou tanto para a independência da equipe quanto como uma provocação ao poder público para que seja construída uma nova pista pública.

O terreno, de 8 mil metros quadrados, é alugado em um contrato de cinco anos e renovação automática para mais cinco. Há estruturas com banheiros, chuveiros e churrasqueira. No futuro, a BBF busca impermeabilizar a pista, para tornar o terreno melhor para corridas na chuva. Antes de ser o CT, era uma pista de motocross, que estava abandonada.

“Estamos deixando todos utilizarem a pista sem custos, em determinados horários. Não vale a pena a pista ficar parada só com a BBF treinando. A princípio, deixamos em aberto, até para dar mais força ao BMX”, afirma Zimmermann.

Para que a construção fosse possível, a verba proveniente dos patrocinadores e direcionada a cada atleta da equipe foi reduzida, construindo um orçamento para que a construção do CT fosse viabilizada. Em março, faz um ano desde o início da construção. Em um período de adaptação a equipe chegou a treinar em Balneário Camboriú.

O centro de treinamento foi construído em um ano | Foto: João Vítor Roberge

Presença ilustre
Entre as atrações, está ainda a clínica com Renato Rezende, ciclista profissional que participou das Olimpíadas de 2012 e 2016 no BMX, esporte olímpico desde 2008. O evento será realizado às 15h de sábado, 23, e vai até 17h. São 30 vagas disponíveis. A inscrição custa R$ 50 e deve ser feita enviando e-mail para hzmovel@primaziatextil.com.br com nome completo, data de nascimento e telefone para contato.

Veja também:
Alemão está no Brasil para conhecer descendentes da família Petermann em Brusque e Guabiruba

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Perícia contratada por advogados de Evanio Prestini culpa jovens pela tragédia

Balcão de novos e usados
Das 15h às 18h de sábado, 23, será realizado o balcão de novos e usados. Os participantes levam peças novas e usadas para negociar em exposição. É necessário preencher a etiqueta-padrão que será fornecida com nome do proprietário, preço e informações sobre o produto.

Lucas Zimmermann, de 12 anos, tem conquistas internacionais e é uma das apostas da BBF | Foto: João Vítor Roberge

Programação

Sábado, 23/03
13h às 15h: treinos livres com gate
15h às 17h: clínica com Renato Rezende
15h às 18h: balcão de novos e usados
17h às 18h: corrida sem corrente

Domingo, 24/03
8h às 11h: treinos oficiais com gate
11h15: abertura e início das provas

Serviço de bar disponível no sábado, 23, e serviço de bar e cozinha disponível no domingo, 24. É permitido acampar na noite de sábado. O local possui infraestrutura com banheiros e chuveiros.

Endereço: Rua Vergílio Cadore, 4970 – Bairro Campeche – Itajaí
No acesso pela rodovia Antônio Heil, após passar a ponte pênsil, deve-se virar à esquerda e seguir reto até encontrar o CTBBF. Haverá sinalização especial.