+

Burocracia impede nomeação de aprovados em concurso da Guarda de Trânsito de Brusque

Secretaria não encontra empresas interessadas em ministrar curso aos aprovados

Burocracia impede nomeação de aprovados em concurso da Guarda de Trânsito de Brusque

Secretaria não encontra empresas interessadas em ministrar curso aos aprovados

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) procura por pelo menos três empresas que tenham interesse em ministrar o Curso de Formação de Agentes de Trânsito (CFAT) para que, a princípio, cinco pessoas aprovadas em um concurso da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) possam começar a atuar. Há 25 pessoas que cumpriram todos os requisitos e que estão aptas a começar os trabalhos após o curso. A expectativa do secretário da pasta, Renato Bianchi, é de que novos integrantes estejam disponíveis a partir de maio.

Bianchi explica que a Setram tem encontrado poucas empresas dispostas a ministrarem o curso de agente de trânsito. Algumas chegaram a propor curso online ou que os aprovados tivessem aulas fora de Brusque. Outras não se interessaram pela pequena quantidade de agentes: cinco pessoas deverão, a princípio, assumir os cargos. Todos os testes foram terminados no fim de 2019.

“Estamos aguardando, já pegamos os orçamentos das empresas. A princípio são cinco vagas. Encontramos duas empresas dispostas a dar este treinamento em Brusque, falta uma terceira para acabarmos de montar o processo licitatório e então chamar os aprovados. São 200 horas de curso.” Uma das duas empresas é uma que já prestou o serviço depois de outros concursos.

Se tudo der certo para a Setram, outros cinco aprovados seriam chamados, totalizando dez novos agentes de trânsito. No entanto, esta é uma questão que passa por outras decisões do Executivo municipal. “Estes 25 passaram nos testes, atingiram as notas necessárias. Estamos em conversa com a administração municipal para abrir cinco vagas a mais.”

O motivo de aumentar a quantidade de agentes é a alta rotatividade dentro da Guarda de Trânsito de Brusque, composta em boa parte pelos chamados concurseiros, que buscam outras oportunidades no serviço público.

“São pessoas que fazem concursos frequentemente. Tivemos agentes que trabalham conosco, que passaram em concurso, que agora vão iniciar treinamentos e outros testes. De uma hora para outra, podemos perder funcionários.” Ou seja, chamar mais cinco aprovados para previne a GTB de perder agentes sem reposição imediata.

A expectativa da Setram é que nos próximos 15 dias o processo licitatório já esteja encaminhado e que em maio ou junho os novos agentes estejam trabalhando.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo