X
X

Buscar

Cabo de Guerra encerra os Jogos Comunitários de Guabiruba

Em disputa emocionante, Lageado Alto venceu o Lageado Baixo por 2 a 0

Com muito fôlego e determinação, a equipe do Lageado Alto venceu na manhã deste domingo, 15, na quadra de areia da Escola Básica Professor Carlos Maffezzolli, o Lageado Baixo no Cabo de Guerra Masculino. A modalidade encerrou a 19ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba, que aconteceu no município durante os últimos três meses.

Numa disputa acirrada, em que seguiu o critério “o melhor de três”, o Lageado Alto ganhou por 2 a 0 do adversário. A primeira partida foi tecnicamente mais fácil e de menor tempo. Já a segunda foi mais emocionante e durou cerca de um minuto.

Os atletas do bairro, Osmar Vicentini Filho e Josimar Polheim, contam que equipe não havia treinado antes e possuíam condicionamento físico baixo. Porém, a amizade e a vontade foram os fatores que impulsionaram para a vitória. Para conquistar o título, na fase inicial, eles haviam passado pelo Centro por (WO) e pelo Aymoré. “Nós tínhamos muita vontade de vencer e levar esse prêmio para a nossa comunidade. É um momento de muita alegria. Agora é só comemorar”, diz Vicentini.

As regras internacionais da modalidade dizem que os competidores devem ficar dispostos em linha reta, seguidos ao longo do cabo, de aproximadamente dez centímetros de diâmetro. Entre os dois grupos existe uma linha central. O cabo é marcado em sua área central e em dois outros pontos distantes quatro metros de seu centro. A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central.

Na disputa em Guabiruba, o cabo de guerra permitia no mínimo seis puxadores em cada equipe. Os atletas não podiam usar calçados com trava. O secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para Juventude, Luiz Schlindwein Filho, o Kareka, diz que a força da equipe é o principal item avaliado na disputa e que neste ano o resultado foi surpreendente.

Em todas as edições dos jogos, o Aymoré foi a equipe que mais títulos conquistou. O Imigrantes também foi campeão em 2014. Desde então, nenhum outro bairro havia sido o vencedor. “Os favoritos disputaram o terceiro e quarto lugar. O Lageado Alto e o Lageado Baixo não tinham tradição no Cabo de Guerra. São estas surpresas do esporte que fazem a competição ser emocionante. Foi uma disputa sensacional, que mostra que as equipes estão se reforçando e a cada ano se aprimorando para os Comunitários”, avalia.

Classificação

1º Lageado Alto

2º Lageado Baixo

3º Imigrantes

4º Aymoré

Atletismo Masculino

Na manhã deste domingo também ocorreu a disputa de Atletismo Masculino no trecho duplicado da rua do Imigrante. A modalidade ocorreu no formato de revezamento – cinco voltas de um quilômetro . Os atletas do Aymoré: Mateus Gums, Luan Tambosi, Adriano Hassmann, Marcos Boos e Juliano Marques realizaram o melhor tempo – 17min45. O segundo lugar ficou com o Lageado Baixo – 18m18, o terceiro com o Imigrantes – 19m01 e a quarta colocação foi conquistada por Guabiruba Sul – 20m48.

Esse foi o terceiro título dos atletas do Aymoré (2013, 2015 e 2016). “Nós amamos correr. Fizemos por esporte e lazer e para mantermos a saúde”, afirmam.

Classificação

1º Aymoré

2º Lageado Baixo

3º Imigrantes

4 Guabiruba Sul

Atletismo Feminino

No Atletismo Feminino, revezamento de três voltas de um quilômetro, o Lageado Baixo fez o melhor tempo – 14m06. O bairro foi representada pelas atletas Talita Maria França, Talia Antunes da Silveira e Larissa Santana. O segundo lugar ficou com o São Pedro – 15m18; terceiro lugar com Guabiruba Sul- 15m52 e o quarto com a equipe do Imigrantes – 18m58.

Classificação

1º Lageado Baixo

2º São Pedro

3º Guabiruba Sul

4º Imigrantes

Voleibol Masculino

No sábado, 14, também teve a disputa do voleibol masculino no Ginásio Municipal de Esportes. Num jogo acirrado, o Imigrantes foi o campeão após vencer o Lageado Baixo por 2 sets a 0. A terceira posição foi ocupado pelo bairro Guabiruba Sul, que venceu o Lageado Alto por 2 sets a 0.

Classificação

1º Imigrantes

2º Lageado Baixo

3º Guabiruba Sul

4º Lageado Alto

Classificação geral

1º Lageado Baixo: 247 pontos

2º Aymoré: 178 pontos

3º Imigrantes: 177 pontos

4º Guabiruba Sul: 168 pontos

5º São Pedro: 157 pontos

6º Centro: 100 pontos

7º Lageado Alto: 72 pontos

Premiação

No próximo sábado, 21, a partir das 20h, no Salão Cristo Rei, no Centro de Guabiruba, acontece a premiação para os bairros que disputaram as 42 modalidades dos Jogos Comunitários. Ganharão troféus o campeão geral, vice-campeão e terceiro colocado. São esperadas cerca de 300 pessoas. “Convidamos os atletas, coordenadores e a comunidade a participar deste momento de confraternização. Nosso muito obrigado a todos que engrandeceram e fizeram com que essa edição fosse realizada”, diz o secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para Juventude, o Kareca.