Cacá Tavares comenta resposta da prefeitura sobre problemas de fezes e urina de rato na UBS do Limeira Baixa
"Papel do vereador serviu para algo realmente pertinente à população", disse o vereador
"Papel do vereador serviu para algo realmente pertinente à população", disse o vereador
O vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) comentou a nota divulgada pela Prefeitura em resposta a denúncia que ele fez na tribuna da Câmara em 26 de outubro, envolvendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Limeira Baixa. Naquela ocasião, o parlamentar contou que servidores do posto têm se deparado frequentemente com fezes e urina de ratos no interior da repartição.
Na nota, a Prefeitura informou que a unidade passou por dedetização e desratização nos meses de março e outubro de 2021.
“Se desde o começo do ano eles estão tendo problemas com ratos, acredito que o método usado não foi o correto, pois se já usaram em março e não resolveu o problema, alguma coisa está errada”, disse. “Ainda bem que essa denúncia gerou debate, pois no dia seguinte, logo cedo, várias pessoas da equipe da Secretaria de Saúde estavam lá no postinho. Fico feliz que o papel de fiscalização do vereador foi usado e serviu para algo realmente pertinente à população”, emendou.
Segundo Cacá, ele fará uma nova visita à UBS do Limeira Baixa dentro de algumas semanas, a fim de verificar a efetividade das medidas adotadas pela administração frente ao caso. O vereador também pediu atenção para com a capacidade da sala de vacinação, que estaria “extrapolada”, já que a sala de vacinação do Limeira Alta não está ativa.
No momento seguinte, o orador destacou a indicação que apresentou com o objetivo de solicitar ao Executivo o conserto de infiltrações e a manutenção do telhado da UBS da rua Nova Trento.
“Fiquei sabendo agora à tarde que o pessoal da manutenção já passou por lá e resolveu esse problema, então, vamos ficar atentos. Espero que tenha sido resolvido de maneira efetiva e não só colocada uma pintura por cima de onde tem infiltração”, ressaltou.
A UBS da rua Nova Trento também é o foco de outro pedido de informação, onde Cacá requer do Executivo informações como a periodicidade e o cronograma das ações de manutenção da unidade, tendo em vista ser de seu conhecimento que há uma grave infiltração no teto do local.
Por fim, o vereador abordou outro requerimento de sua autoria, em que solicita ao Executivo a abertura de mais vagas de atendimento à população na UBS do bairro Rio Branco, “e não somente oito para o período da manhã e oito para o período da tarde”; além da instalação de mais bancos de espera no local, “uma vez que atualmente só há espaço para três pessoas”.
O texto registra que a “comunidade do bairro Rio Branco está tendo de comparecer ao posto de saúde antes das 6h para conseguir atendimento e, ainda assim, rapidamente se esgotam as oito vagas” disponibilizadas por turno.
“A saúde é o principal item da nossa existência e tem que ser levada muito a sério, sem partidarismo, sem briguinha e sem picuinha. Tem muita coisa para ser feita”.