X
X

Buscar

Caçamba de entulhos da prefeitura é incendiada no bairro Limeira Baixa

“Não vamos continuar fornecendo o serviço devido ao mal uso que a população fez", disse diretora do Programa de Combate às Endemias

Uma caçamba de entulhos da Prefeitura de Brusque foi incendiada na rua Florentino Gill, no Limeira Baixa. O Programa de Combate às Endemias disponibilizou no ano passado a estrutura, via empresa licitada Cidade Limpa, para recolhimento periódico de materiais para as casas próximas ao Condomínio Sesquicentenário e outras residências.

“O programa da dengue fornece essas caçambas para recolhimento de materiais volumosos, como: móveis, colchões, geladeiras e fogões. Enfim, todo o material que a Recicle não recolhe. Temos um contrato com a empresa Cidade Limpa e ela nos fornece estas caçambas, conforme a demanda identificada pela equipe em áreas com foco positivo”, explica a coordenadora do Programa de Combate às Endemias, Letícia Figueredo.

De acordo com Letícia, no local foram identificados focos positivos no segundo semestre e a caçamba foi disponibilizada em novembro. “A equipe verificou que havia muito entulho no local em um terreno baldio, o que gerava demanda para a Secretaria de Obras. Então, conversamos com alguns moradores e a caçamba foi disponibilizada”, ressalta.

Serviço não será retomado no bairro

Por conta do incêndio e das despesas que a empresa Cidade Limpa precisará arcar, a equipe do Programa de Combate às Endemias decidiu não restabelecer a coleta de materiais no local.

“Temos caçamba fixa disponível também nos bairros Santa Rita e Santa Terezinha, que são áreas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Nesses bairros não tivemos nenhum problema. A caçamba continua sendo colocada e conforme enche, nós avisamos a empresa, que recolhe o material e disponibiliza outra caçamba vazia”, destaca a coordenadora.

Letícia explica que a disponibilização de caçambas em locais fixos iniciou em 2019 e tem apresentado bons resultados na prevenção de novos focos de dengue.

“Infelizmente, no bairro Limeira não conseguimos continuar fornecendo devido ao mal uso que a população fez deste nosso trabalho. Lamentamos, pois foi a maneira que encontramos de auxiliar a população”, conclui.

Segundo o responsável pelas operações da Cidade Limpa, Nicolas Floriani, a empresa terá que arcar integralmente com o prejuízo.

“A caçamba basicamente carbonizou inteira. Ficou só no ferro. Teremos que realizar a reforma de toda ela. Devido ao calor do incêndio, a estrutura ficou fragilizada e terá que ser feito um reforço. Será necessário também lixar toda a tinta que pegou fogo e refazer a pintura. O prejuízo ficará próximo de R$ 3 mil”, comenta.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!