Cadela de Brusque é premiada em exposição em Joinville
Joia Rancho do Fila foi escolhida como a melhor fêmea filhote fila brasileiro em evento
Joia Rancho do Fila, uma cadela de oito meses, 60 quilos e pelo dourado, trouxe para Brusque dois troféus. Ela foi escolhida como a melhor fêmea filhote fila brasileiro e a melhor filhote fila brasileiro durante a 4ª Exposição Nacional da raça, que aconteceu no sábado, 3, no Grêmio da Whirlpool, em Joinville, e reuniu cerca de 100 cachorros de todo o país. A competição tem o apoio do Kennel Clube de Joinville (KCJ).
Por possuir características mais próximas do padrão da raça, pelo porte do corpo, postura e temperamento, Joia foi a melhor cadela posicionada em sua categoria. Ela disputou com aproximadamente mais 16 animais e passou por seis classificações. Segundo os seus donos, Danilo Augusto Martins e Karini Koschnick, essa foi a primeira competição que ela participou. “Como sou do ramo de distribuidora de produtos para pet shop e criador de outras raças, resolvi inscrever a Joia”, conta Martins.
O dono diz que quando chegaram na exposição, tanto a cadela como eles estavam ansiosos. “Ela chegou medrosa e depois foi se soltando. É um sentimento bom, pois é como se o filho tivesse começando a andar”, afirma Martins. Segundo ele, é um esforço para criar bem o animal e também representar Brusque.
Além de Joia, o casal tem outros cachorros. Eles pretendem participar e levar a cadela medalhista para outras competições do segmento. “Foram cerca de 65 pessoas inscritas e 100 cachorros de vários estados do Brasil e da Argentina. Ficamos felizes com o resultado e pretendemos nos envolver em outros eventos”, diz Martins.
Fila Brasileiro
São cães muito inteligentes e de grande força física. É um cachorro robusto, rústico e de temperamento forte, mas com um bom trabalho ele pode se tornar um animal fiel e muito confiável, indicado para trabalho como cão guarda em propriedades rurais e chácaras com bastante espaço disponível.