X
X

Buscar

Cadela Zaara e Cabo De Souza viajam a Brumadinho nesta segunda-feira

Os dois integram a nova equipe dos bombeiros de Santa Catarina que auxilia nas buscas por desaparecidos

Na tarde desta segunda-feira, 11, a terceira leva de bombeiros militares catarinenses viajou a Brumadinho (MG), para substituir a equipe que está na cidade há uma semana.

Integrando o grupo, estão o cabo Carlos Alexandre de Souza e a cadela Zaara, do batalhão de Brusque.

A equipe chega na cidade mineira nesta terça-feira, 12, e retorna a Santa Catarina no dia 21 de fevereiro.

A cadela Zaara e o seu condutor, Cabo de Souza, vão auxiliar nas buscas pelos desaparecidos na tragédia do rompimento da barragem de rejeito de minérios da Vale, que aconteceu em 25 de janeiro e deixou 165 mortos e outros 160 desaparecidos.

Cabo de Souza diz que a ida para Brumadinho significará “muito trabalho tanto para mim como para a Zaara, mas ao mesmo tempo um grande aprendizado e experiência em uma ocorrência desta magnitude”.

Além do bombeiro de Brusque, integram a missão dois bombeiros de Blumenau e também socorristas de Lages e Joaçaba.
O soldado Martins, de Blumenau, irá atuar como piloto de RTA (aeronave remotamente pilotada, também conhecia como drone), enquanto o cabo de Souza será o tutor da cadela Zaara, que faz parte da equipe de buscas e intervenção em áreas deslizadas, especialidade do Vale do Itajaí.

“Hoje o comandante da operação de Minas Gerais disse na reunião que foram registradas 165 vítimas encontradas e ainda há 160 pessoas desaparecidas, então as buscas ainda não tem data para acabar”, conta Martins.

Segundo ele, a dinâmica permanece a mesma dos dias anteriores. As buscas estão sendo feitas com os cães e com as equipes de escavação. As equipes de Blumenau são especialistas em atuação em áreas de deslizamento por conta da experiência após a tragédia de 2008, como lembra o soldado.