Cães são resgatados após serem vítimas de maus-tratos em canil clandestino no Vale do Itajaí
Seis animais foram resgatados
Seis animais foram resgatados
Cães que estavam em um canil clandestino em Timbó foram resgatados nesta sexta-feira, 10, após operação realizada pela Polícia Civil. A ação contou com a participação do deputado estadual Egídio Ferrari, que é responsável pelo projeto Cadeia Para Maus-Tratos, em Santa Catarina, e por outras entidades de cuidado animal da região.
De acordo com informações divulgadas, os indícios eram de que o tutor mantinha os animais presos em um galinheiro, sem higiene necessária. Segundo o delegado Egídio Ferrari, o local era totalmente insalubre. “Sujo, cheio de fezes e sem a mínima qualidade de vida necessária”, afirmou.
Ao todo, seis cães, de diversos tamanhos e portes, foram resgatados e levados à uma clínica veterinária. Após atendimento, os cachorros apresentaram sinais de cistite, sarnas, carrapatos, dentre outras doenças. Além disso, foi constatado que os animais tiveram os rabos cortados para fins estéticos – prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV).
À polícia, o tutor dos animais relatou que o canil estava desativado. Segundo Egídio, ele já é investigado pelo Ministério Público e agora responderá por novo inquérito policial.
– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque