Calçadas da Beira Rio, em Brusque, começam a ser reconstruídas
Com a liberação de recursos do governo do estado, reparos já começaram na margem direita
Com a liberação de recursos do governo do estado, reparos já começaram na margem direita
Os trabalhos para a recuperação da avenida Bepe Roza, a margem direita da Beira Rio, que foi severamente danificada durante as enchentes de outubro e novembro de 2023, iniciou nesta terça-feira, 9.
Com a liberação de cerca de R$ 2,5 milhões oriundos do governo do estado de Santa Catarina, o trabalho agora será focado no enrocamento de toda extensão da margem que foi atingida pelas cheias.
Nesta etapa da recuperação da Beira Rio, será realizada a escavação e a colocação de grandes blocos de pedra bruta detonada. Para isso, serão utilizadas duas escavadeiras, uma de 20 toneladas e outra de 15.
O enrocamento de pedra é um dispositivo amortecedor usado para proteger canais e taludes contra erosão e solapamentos causados por grandes fluxos de água. Desta forma, de acordo com a prefeitura, a margem direita da Beira Rio terá um reforço maior durante as cheias do rio Itajaí-Mirim em toda a sua extensão.
Por conta da grande movimentação de materiais e maquinários usados para os trabalhos, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) está auxiliando a secretaria de Obras e Serviços Urbanos, responsável pela execução das obras – o trânsito não deve ser interrompido.
Por conta da intensa movimentação na Beira Rio durante este período, é fundamental que motoristas, pedestres e ciclistas dobrem os cuidados ao trafegar no local.
“A gente estava aguardando a liberação dos trâmites burocráticos e recursos vindos das esferas estaduais, então hoje a gente inicia o enrocamento, envolvendo escavadeira, caminhões, pedras, macadame, enfim, a gente pede total cuidado tanto dos motoristas quanto dos pedestres e ciclistas que transitam naquela região, até porque a gente vai ter essa movimentação de maquinário”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos Ivan Bruns Filho.
Os trabalhos seguirão diariamente, desde que as condições climáticas colaborem. Entretanto, não há uma previsão para a conclusão desta etapa das obras.
Leia também:
1. VÍDEO – Cadela morre após ser atropelada por carro no Águas Claras, em Brusque
2. Investigação vai apontar motivo para destruição na nova Beira Rio após enchente
3. Centenária: saiba quem é a mulher mais idosa de Guabiruba
4. Obituário de Brusque, Guabiruba e Botuverá: falecimentos de hoje e dos últimos dias (08 a 09/04)
5. Sine divulga vagas de emprego disponíveis em Brusque; veja quais são
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: