Calor em Brusque: Acompanhe as temperaturas extremas deste domingo,30.
O verão chegou com tudo em SC: dias secos e ensolarados, altas temperaturas e, em alguns momentos, é difícil não se incomodar com o calor que estamos sentindo. A temperatura observada nos termômetros ou sensores de temperatura muitas vezes não reflete o desconforto que sentimos. Numa situação assim, você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo “sensação térmica”, não!? Uma combinação temperatura à sombra & umidade do ar. Essas duas variáveis da meteorologia ajudam a representar melhor as condições de calor e frio que sentimos pois, em alguns dias, a temperatura do termômetro não é capaz de dar essa informação, já que fatores como a umidade atmosférica e a velocidade do vento afetam a transferência de calor entre o corpo humano e o ar. Você já reparou que, em alguns dias muito quentes, temos a sensação forte de um abafamento!? Isso ocorre porque, nesse dia, a umidade do ar está muito alta.
Exemplo disso tivemos aqui em Brusque neste domingo,30. Os valores máximos registrados por minhas estações bateram a casa dos 32 ºC porém, com a umidade do ar em alta, acima dos 60%, fez com que a sensação de calor chegasse a marca de 40 ºC, como observado nos bairros Centro e Tomaz Coelho, gerando aquele desconforto que é sentido diretamente na pele.
Acompanhe a seguir, os valores extremos de hoje,30, que foram aferidos pela minha rede de estações, espalhadas pelo Vale do Itajaí Mirim em seus respectivos locais por mim descritos em anexo:
Pelo “Grande Vale”, tivemos os seguintes valores extremos:
Calor deve se intensificar nos próximos dias
Segundo o que nos informa Ronaldo Coutinho, da Climaterra, o último dia do ano e os primeiros de 2019 serão tórridos. O calor deve se estender até a próxima quinta-feira, 03 de janeiro no mínimo. Depois disso, está previsto a entrada de uma frente fria em SC, finaliza Coutinho.