Câmara aprova projeto para implantação de bolsões de proteção para motos em Brusque
Texto é de André Vechi e Cacá Tavares
Texto é de André Vechi e Cacá Tavares
A Câmara de Brusque aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 28, em primeira votação, projeto de André Vechi (DC) e Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), que define a implantação de bolsões de proteção para motocicletas e sinal luminoso intermitente nas vias públicas equipadas com semáforos na cidade.
O bolsão será um recuo e espaço livre demarcado antes da faixa de retenção, exclusivo para que motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos, enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitar. Segundo Cacá, a definição de quais semáforos terão os bolsões será definido pela Diretoria de Trânsito da prefeitura.
“É uma coisa simples, que já poderia ter sido implantada em Brusque e é utilizado em várias cidades. Vai melhorar a mobilidade sem prejudicar a segurança. É apenas necessário uma pintura, não tem grandes gastos. Algumas cidades que já têm isso, como Curitiba, São Paulo e Brasília, diminuíram os acidentes com motos nos cruzamentos”, disse Cacá.
“Foi discutido previamente com a Diretoria de Trânsito, que também acatou. Sofremos em Brusque com problemas de mobilidade e isso traz benefícios para os motociclistas e também para os consumidores, que vão receber suas entregas mais rapidamente”, completou Vechi.
Já os semáforos com sinalização luminosa intermitente serão utilizados nos cruzamentos dos logradouros públicos que a administração entender necessários, especificamente da meia-noite às 5h, em decorrência do risco à segurança dos passageiros dos veículos automotores.