X
X

Buscar

Câmara de Brusque aprova criação de fundo para situações de calamidade pública

Texto é de origem do Executivo

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 2, em regime de urgência, projeto que cria o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Município de Brusque (Funref). O objetivo é atenuar os efeitos decorrentes de recessões econômicas ou desequilíbrios fiscais e de prover recursos para situações de calamidade pública.

O projeto é de origem do Executivo. O fundo ficará vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda e Gestão Estratégica.

Segundo a prefeitura, o objetivo é planejar, no longo prazo, política financeira preventiva e de fomento ao equilíbrio fiscal, assegurando ao poder público maior capacidade, independência e flexibilidade de resposta diante de situações críticas.

Os valores poderão ser utilizados, exclusivamente, para o atendimento das situações de calamidade pública, queda repentina na arrecadação municipal que traga desequilíbrio às contas públicas e para recomposição de dotações orçamentárias.

Além disso, o Funref só poderá ser utilizado para despesas pré-fixadas na Lei Orçamentária Anual, sendo vedada a utilização para criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação
governamental que acarrete aumento de despesa.

“Com a ferramenta, pretende-se implementar na administração orçamentária municipal a cultura da prudência e da previsibilidade, por meio de modelo de poupança pública”, diz a justificativa do projeto.

O Funref vai reunir recursos oriundos por transferências do superávit financeiro da administração municipal, transferências realizadas por fundos, instituições governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, desde que autorizados pela lei, doações de qualquer natureza, entre outros.

A administração geral do Funref será realizada por seu Conselho Curador, formado por um grupo de secretários e pelo procurador-geral do município.


Assista agora mesmo!

Testemunhas relembram queda de avião em Guabiruba que matou piloto e copiloto em 1995: