Câmara de Brusque aprova projeto para que empresas e entidades “adotem” lixeiras; entenda
Texto é do vereador Cacá Tavares (Podemos)
Texto é do vereador Cacá Tavares (Podemos)
A Câmara de Brusque aprovou nesta terça-feira, 30, projeto de lei que institui o programa “Adote uma lixeira” no município. O texto do vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) foi aprovado por unanimidade.
O projeto prevê a instalação e a manutenção de lixeiras nas ruas por meio da celebração de parcerias com empresas privadas, entidades sociais ou pessoas físicas que, em contrapartida, terão o direito de explorar publicidade no local.
As lixeiras serão padronizadas em cores e formatos especificados pela prefeitura. Elas conterão os dizeres “Adote uma lixeira” e o número da lei municipal, poderão ser colocadas em frente ao estabelecimento do parceiro ou em qualquer outro lugar de sua escolha, respeitada a distância mínima de 150 metros entre elas.
“Esse projeto está presente em várias cidades e estados do Brasil. Temos poucas lixeiras em Brusque, tanto no Centro e nos bairros. Para tirar esse custo da prefeitura, fizemos o projeto para que a iniciativa privada faça isso. Qualquer empresa pode se cadastrar para fazer essa parceria, sem nenhum custo para a prefeitura”, explicou Cacá.
Os custos relativos à instalação e à manutenção dos referidos equipamentos serão de responsabilidade dos parceiros de programa.
“A proposta dá ao poder público alternativa para gestão dos resíduos, matéria de interesse local e que está entre um dos principais desafios a serem enfrentados pelos municípios atualmente. A precariedade ou a ausência de lixeiras em pontos estratégicos da cidade consistem em uma das frequentes reclamações recebidas pelo vereador”. O texto visa evitar maiores transtornos e “contribuir para uma cidade limpa, salubre e bem cuidada”.