Câmara de Brusque homenageia servidores aposentados em sessão solene de aniversário de 140 anos
No total, oito ex-funcionários do Legislativo brusquense receberam o reconhecimento na solenidade
No total, oito ex-funcionários do Legislativo brusquense receberam o reconhecimento na solenidade
A Câmara de Vereadores realizou sessão solene nesta quinta-feira, 13, em alusão aos 140 anos de instalação do Poder Legislativo de Brusque. Oito servidores aposentados pela casa legislativa foram homenageados no evento: Aurinho Silveira de Souza, Ariberto Rainert, Carlos Henrique Wehmuth, Olga Dell’Agnolo, Teresinha da Silva Gerati, Reinaldo dos Santos Cordeiro, Rogério Gamba e Rose Marie Ulrich.
Os homenageados são os protagonistas de um minidocumentário que resgata memórias, experiências e vivências alusivas às suas trajetórias enquanto trabalhadores da Câmara e à história do Legislativo. O vídeo foi exibido na solenidade. “Os homenageados contribuíram não apenas o Poder Legislativo, mas toda a comunidade”, ressaltou o presidente da casa, Deivis da Silva (MDB).
A solenidade contou com a presença de vários ex-vereadores, do prefeito André Vechi (DC) e autoridades.
O vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) foi o responsável por discursar representando a Câmara e destacou a importância de todos os vereadores e ex-vereadores, servidores e ex-servidores e imprensa para a história da Câmara e pelo fortalecimento das instituições. “Sem todos nós, não há democracia”, resumiu.
A instalação do Legislativo brusquense aconteceu em 8 de julho de 1883. O ato marcou a emancipação político-administrativa do município, criado por lei em 1881, em relação à Colônia Itajahy. Em maio daquele mesmo ano, o juiz de paz Germano Thieme presidiu a eleição da primeira Câmara de Vereadores de Brusque. Naquela época, tanto na então Freguesia de São Luiz Gonzaga como em todo o país, o voto era um direito restrito a uma privilegiada minoria de cidadãos.
Olga Dall’Agnolo: 83 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1978 e 1994 como servente
Rogério Gamba: 62 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1983 e 2016. Ocupou os cargos de assistente legislativo/chefe de gabinete, assistente legislativo e diretor geral.
Aurinho Silveira de Souza: 86 anos, natural de Itajaí. Trabalhou na Câmara em dois períodos, entre 1956 e 1966 e 1973 e 1983. Ocupou os cargos de secretário executivo e chefe de gabinete. Não compareceu à sessão por motivos médicos.
Teresinha da Silva Gerati: 78 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1994 e 2004 como adjunto de serviços gerais.
Carlos Henrique Wehmuth: 80 anos, natural de Gaspar. Trabalhou na Câmara entre 1985 e 2015. Ocupou os cargos de chefe de gabinete, assessor legislativo, conselheiro em assuntos jurídicos/legislativos e diretor de departamento jurídico legislativo.
Ariberto Rainert: 68 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1973 e 2012 como assessor financeiro/contábil.
Rose Marie Ulrich: 62 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1994 e 2019 como datilógrafa/digitadora.
Reinaldo dos Santos Cordeiro: 63 anos, natural de Calçoene (AM). Trabalhou na Câmara em dois períodos, entre 1987 e 1999 e 2001 e 2022 como assistente legislativo e assessor legislativo administrativo.
Leia também:
1. Ciclone: Brusque registra 13 ocorrências relacionadas ao vendaval
2. Por conta de ciclone, Prefeitura de São Francisco do Sul paralisa transporte de ferry boat
3. Tudo que você precisa saber sobre a 75ª Festa dos Motoristas que acontece no Dom Joaquim, em Brusque
4. Trecho da BR-470 fica interditado após queda de árvore
5. Mulheres são pisoteadas após parede de empresa desabar em Navegantes
Fé em Nossa Senhora protege capela de temporal no Guabiruba Sul: