Câmara de Brusque homenageia servidores aposentados em sessão solene de aniversário de 140 anos
No total, oito ex-funcionários do Legislativo brusquense receberam o reconhecimento na solenidade
A Câmara de Vereadores realizou sessão solene nesta quinta-feira, 13, em alusão aos 140 anos de instalação do Poder Legislativo de Brusque. Oito servidores aposentados pela casa legislativa foram homenageados no evento: Aurinho Silveira de Souza, Ariberto Rainert, Carlos Henrique Wehmuth, Olga Dell’Agnolo, Teresinha da Silva Gerati, Reinaldo dos Santos Cordeiro, Rogério Gamba e Rose Marie Ulrich.
Os homenageados são os protagonistas de um minidocumentário que resgata memórias, experiências e vivências alusivas às suas trajetórias enquanto trabalhadores da Câmara e à história do Legislativo. O vídeo foi exibido na solenidade. “Os homenageados contribuíram não apenas o Poder Legislativo, mas toda a comunidade”, ressaltou o presidente da casa, Deivis da Silva (MDB).
A solenidade contou com a presença de vários ex-vereadores, do prefeito André Vechi (DC) e autoridades.
O vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) foi o responsável por discursar representando a Câmara e destacou a importância de todos os vereadores e ex-vereadores, servidores e ex-servidores e imprensa para a história da Câmara e pelo fortalecimento das instituições. “Sem todos nós, não há democracia”, resumiu.
A instalação do Legislativo brusquense aconteceu em 8 de julho de 1883. O ato marcou a emancipação político-administrativa do município, criado por lei em 1881, em relação à Colônia Itajahy. Em maio daquele mesmo ano, o juiz de paz Germano Thieme presidiu a eleição da primeira Câmara de Vereadores de Brusque. Naquela época, tanto na então Freguesia de São Luiz Gonzaga como em todo o país, o voto era um direito restrito a uma privilegiada minoria de cidadãos.
Os homenageados
Olga Dall’Agnolo: 83 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1978 e 1994 como servente
Rogério Gamba: 62 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1983 e 2016. Ocupou os cargos de assistente legislativo/chefe de gabinete, assistente legislativo e diretor geral.
Aurinho Silveira de Souza: 86 anos, natural de Itajaí. Trabalhou na Câmara em dois períodos, entre 1956 e 1966 e 1973 e 1983. Ocupou os cargos de secretário executivo e chefe de gabinete. Não compareceu à sessão por motivos médicos.
Teresinha da Silva Gerati: 78 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1994 e 2004 como adjunto de serviços gerais.
Carlos Henrique Wehmuth: 80 anos, natural de Gaspar. Trabalhou na Câmara entre 1985 e 2015. Ocupou os cargos de chefe de gabinete, assessor legislativo, conselheiro em assuntos jurídicos/legislativos e diretor de departamento jurídico legislativo.
Ariberto Rainert: 68 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1973 e 2012 como assessor financeiro/contábil.
Rose Marie Ulrich: 62 anos, natural de Brusque. Trabalhou na Câmara entre 1994 e 2019 como datilógrafa/digitadora.
Reinaldo dos Santos Cordeiro: 63 anos, natural de Calçoene (AM). Trabalhou na Câmara em dois períodos, entre 1987 e 1999 e 2001 e 2022 como assistente legislativo e assessor legislativo administrativo.
Leia também:
1. Ciclone: Brusque registra 13 ocorrências relacionadas ao vendaval
2. Por conta de ciclone, Prefeitura de São Francisco do Sul paralisa transporte de ferry boat
3. Tudo que você precisa saber sobre 75ª Festa dos Motoristas que acontece no Dom Joaquim, em Brusque
4. Trecho da BR-470 fica interditado após queda de árvore
5. Mulheres são pisoteadas após parede de empresa desabar em Navegantes
Assista agora mesmo!
Fé em Nossa Senhora protege capela de temporal no Guabiruba Sul: