X
X

Buscar

Câmara de Brusque já encaminhou quase 250 moções em 2023

Maioria delas foi de congratulação

Neste ano, a Câmara de Vereadores de Brusque já encaminhou, no total, 245 moções. A maioria delas é de congratulação (154) e pesar (83).

Presidente da Câmara de Vereadores, Deivis da Silva (MDB) entende como muito importantes as moções aprovadas em plenário. Ele destaca que essa é uma ferramenta que dá voz à vontade popular e institucional.

“O vereador autor da moção, normalmente, está representando o pedido de algum setor da sociedade, entidade de classe ou mesmo de um grupo de cidadãos”, ressalta. “As moções servem para expressar a manifestação do poder Legislativo, autêntico representante da população, em razão de um tema ou fato que provoque apoio, solidariedade, repúdio, desconfiança, entre outras coisas”.

As moções congratulatórias são encaminhadas para pessoas que se destacam de alguma forma dentro do segmento de atuação, como no esporte, na educação, no empresarial ou na vida pública, por exemplo.

Já as moções de pesar manifestam o sentimento de consternação pela perda de um ente familiar e são normalmente destinadas para a família de pessoas que. em vida. também foram destaques na sua atividade profissional ou no seu segmento de atuação que contribuiu com a sociedade.

Elas normalmente são despachadas e enviadas via correio ou entregues pessoalmente pelo vereador autor da moção.

O vereador que mais fez requisição de moções foi Rogério dos Santos (Republicanos), com 118, o que representa quase metade delas. Ele destaca que este volume de homenagens é uma forma de prestigiar a população.

“Eu, como professor, acho importante enaltecer os bons feitos da comunidade brusquense. Muitas vezes, pessoas que são desconhecidas, levam o nome da nossa cidade pelo país e pelo mundo, conseguem realizações importantes e, desta forma, são prestigiadas. Já recebi diversas mensagens de pessoas que receberam essa homenagem e disseram que vão guardar para a vida toda. É simples, mas de grande valia. Faço isso com grande alegria”.

“É uma homenagem simples, mas de grande valia para quem recebe”, destaca Rogério dos Santos | Foto: Aline Bortoluzzi/Câmara de Brusque

Outras moções

Neste período, além das moções de congratulação e pesar, foram aprovadas quatro moções de repúdio, duas de apoio (à CPMI dos Atos Golpistas, de André Batisti, o Deco [PL], e ao lançamento da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção na Câmara dos Deputados, de André Vechi [DC]), uma de apelo (à Polícia Militar e ao governador Jorginho Mello solicitando a convocação dos 71 candidatos remanescentes do último concurso de soldado, de autoria de Jean Dalmolin [Republicanos]) e uma de solidariedade (à Câmara Municipal de Blumenau em consideração ao massacre na creche Cantinho do Bom Pastor, que foi assinada por todos os vereadores).

Moções de repúdio

As moções de repúdio tratam da manifestação contrária a determinado assunto, atitude, discriminação ou tema questionável, algo que provoque junto a sociedade indignação e descontentamento.

As moções de repúdio aprovadas pela Câmara de Brusque em 2023:

– Contra o decreto federal que suspende os registros para a aquisição e transferência de armas dos caçadores, atiradores e colecionadores (Cacs), de autoria de André Vechi;
– contra falas do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), desrespeitando professores que atuam em creches e pré-escolas, de autoria de Marlina Oliveira (PT);
– contra o vereador de Caxias do Sul, Sandro Luiz Fantinel, por ataque direto aos nordestinos, especialmente baianos, em discurso xenofóbico e racista, de autoria de Jean Pirola (PP);
– contra a colunista da Folha de São Paulo Giovana Madalosso, por artigo publicado em 21 de maio de 2023, em que afirmou ter sido surpreendida por uma saudação nazista no teto da casa de uma família brusquense em Urubici, de autoria de Jean Pirola e Deco Batisti.


Assista agora mesmo!

Pizza fit de frigideira: uma receita rápida para qualquer hora do dia: