X
X

Buscar

Câmara de Brusque tem novo presidente

Celso Emydio da Silva é eleito para comandar Legislativo até o próximo ano

O vereador Celso Emydio da Silva (DEM) foi eleito na noite desta terça-feira, 6, o novo presidente da Câmara de Brusque. Ele foi escolhido por unanimidade por seus pares durante a primeira sessão do ano do Legislativo.

O parlamentar assume o cargo vago após a renúncia do então presidente, vereador Jean Pirola (PP), o qual foi eleito em 2017 e deveria ficar no cargo até o fim deste ano. Também renunciaram aos cargos outros membros da mesa-diretora: Sebastião Lima (PSDB), Paulo Sestrem (PRP), permanecendo o vereador Claudemir Duarte, o Tuta (PT).

No entanto, a composição partidária que elegeu Pirola já havia estipulado, um ano atrás, um acordo para que a presidência fosse dividida: um ano para Pirola, e um ano para Celso.

O acordo, que foi alvo de rumores de que não seria cumprido, foi levado ao cabo na noite desta terça-feira.

O vereador Pirola já havia presidido a Câmara na legislatura passada.

Ele, que havia sido eleito vice-presidente para o segundo biênio da legislatura 2013-2016, herdou a presidência e nela permaneceu durante 14 meses, enquanto o então presidente do Legislativo, Roberto Prudêncio Neto (PSD), governava interinamente a prefeitura, após a cassação de Paulo Eccel (PT), em 2015.

“Confesso que aplaudi naquele momento [a decisão judicial], mas depois me arrependi, Brusque sofreu com a cassação de um prefeito”, disse, ao discursar pela última vez na presidência da Câmara, no qual destacou atos realizados durante seus dois mandatos.

Celso Emydio, um dos vereadores mais experientes do Legislativo, está no seu terceiro mandato consecutivo. Além da última legislatura, ele também compôs a legislatura 2009-2012, tendo sido, inclusive, presidente da Câmara durante este período.

Além dele, também compõem a nova mesa-diretora o vereador Paulo Sestrem (PRP) como vice-presidente e Ana Helena Boos (PP) como primeira secretária.

Em seu discurso após assumir o cargo, o novo presidente disse que é “motivo de orgulho” que o acordo firmado entre as lideranças partidárias tenha sido cumprido, apesar de ter sido feito entre partidos que não estiveram juntos na eleição para prefeito.

Afirmou ainda que o fato de todos os vereadores tenham depositado seu voto nele aumenta a responsabilidade na condução dos trabalhos do Legislativo.


Prefeito discursa na abertura
do ano do Legislativo

O vice-prefeito Ari Vequi, hoje prefeito em exercício de Brusque | Foto: Marcelo Reis

O prefeito em exercício de Brusque, Ari Vequi, participou da sessão desta terça-feira, 6, da Câmara de Brusque, e fez o discurso de abertura dos trabalhos do Legislativo, situação que já é tradicional no município.

Em seu discurso, ele destacou que, no ano passado, a maioria dos projetos mandados pelo Executivo à Câmara foram aprovados. “Foi um ano produtivo, se avançou muito na legislação municipal. Os poderes são harmônicos, não são subordinados, mas parceiros”, declarou.

Vequi também falou sobre projetos para o município neste ano, que têm sido discutidos tanto no governo do estado quanto no governo federal, onde são buscados recursos.


CURTAS

Deivis da Silva (PMDB) solicita que a prefeitura instale uma travessia elevada na rua João XXIII, no bairro Primeiro de Maio. Afirma que a medida se faz necessária com urgência, uma vez que o local é ponto de constante entrada e saída de pessoas atendidas pelo Lar Menino Deus, que tem as atividades prejudicadas devido à alta velocidade dos veículos;

Quem também solicita a implantação de uma travessia elevada é o vereador Cleiton Bittelbrunn (PRP). Ele pede que o equipamento seja instalado na rua João Caetano, no bairro São Pedro, visando garantir a segurança dos que transitam pelo local;

O vereador Jean Pirola (PP) pede que o governo faça uma operação tapa-buracos na rua General Osório, no bairro Guarani, em frente ao Restaurante Montibeller. Segundo ele, aparentemente os buracos são resultantes de obras realizadas pelo Samae há cerca de 30 dias.