Guabiruba terá novas vagas para servidores efetivos após aprovação da Câmara
Município terá aumento das vagas de engenheiro civil e agente de combate de endemias, além da criação do cargo de fisioterapeuta
A Câmara de Vereadores de Guabiruba aprovou a ampliação de vagas e criação de um novo cargo efetivo no município: engenheiro civil, agente de combate de endemias e fisioterapeutas, respectivamente.
Os projetos de lei complementar são de autoria do poder Executivo e foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira, 28, em Guabiruba.
Fisioterapeuta
Um dos projetos aprovados define a criação de duas vagas para fisioterapeuta permanente com carga de 20 horas semanais. O projeto também determina alguns requisitos para vaga como ensino superior no curso especifico com inscrição no órgão de classe da região e conhecimento básico em informática.
Para criação da vaga de fisioterapeutas, a Prefeitura de Guabiruba justifica a demanda de atendimentos que aumentou significativamente devido aos casos de Covid-19. Visto que muitos pacientes apresentaram sequelas motoras, eles precisaram de acompanhamento fisioterapêutico.
“Atualmente, o município presta o serviço especializado por meio de empresa privada, a qual infelizmente não oferece serviços domiciliares, situação que dificulta o atendimento de pacientes acamados, com problemas neurológicos ou em reabilitação”, esclarece o projeto de lei.
No projeto, o Executivo explica que a média mensal de atendimentos é de 600 sessões de fisioterapia. A prefeitura diz que tentou solucionar a demanda dos atendimentos domiciliares ao nomear novos fisioterapeutas com carga de 40 horas semanais por meio do concurso público 001/2017.
No entanto, não foi registrado interesse dos candidatos nomeados para assumirem a vaga. Além disso, a vigência do certame encerrou neste mês.
Com a criação das novas vagas e a redução da carga para 20 horas semanais, a prefeitura acredita que será mais fácil a admissão dos novos profissionais.
Engenheiro civil
O texto determina a ampliação de três vagas para engenheiro civil, com carga horária de 40 horas e cargo permanente.
O projeto que visa a ampliação de duas para três das vagas previstas para o cargo de engenheiro civil justifica o aumento em razão da demanda para elaboração de projetos e fiscalização de obras por parte da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura.
“Além disso, o Engenheiro Civil também atua na análise de projetos, tanto de construção como de parcelamento de solo. Diante do quadro reduzido de profissionais se faz necessária a contratação de mais um profissional para que seja possível atender a demanda atual e futura dos serviços”.
Agente de combate de endemias
Também fica estabelecido o aumento em dez vagas para agente de combate de endemias, com cargo permanente e carga de 40 horas.
O projeto visa aumentar de cinco para dez agentes de combate de endemias considerando o atual cenário de Guabiruba e região. “Tal ampliação justifica-se em razão do aumento expressivo dos casos de Dengue no município, fazendo-se necessário admitir mais profissionais nos quadros de pessoal para combater a doença que assola a população”.