Câmara de Guabiruba homenageia Coral Cristo Rei e casal Reichert em sessão solene
Homenagens fizeram parte das comemorações dos 56 anos do município
Homenagens fizeram parte das comemorações dos 56 anos do município
Ícones inerentes à história dos 56 anos de Guabiruba foram homenageados na noite desta quarta-feira, 6. Em sessão solene na Câmara de Vereadores do município, a Associação Cultural e Coral Cristo Rei e o casal Ambrósio Reichert e Ignez Reichert, casados há mais de 70 anos, foram celebrados pelos seus exemplos e contribuições com a comunidade guabirubense.
O Coral Cristo Rei teve a indicação da vereadora Rosita Kohler, enquanto a homenagem ao casal Reichert foi indicada pelo vereador Paulo Ricardo Gums. A sessão foi alusiva ao aniversário de Guabiruba, que será neste domingo, 10, e teve sua mesa diretora presidida pelo vereador Cristiano Kormann.
Estiveram presentes na sessão também o prefeito Matias Kohler, o vice Valmir Zirke, os vereadores Harry Westarb Neto, Jaime Nuns, Marco Aurélio Habitzreuter e Waldemiro Dalbosco, além do sargento Weverton Martins Brandão, da Polícia Militar.
História por meio da música
Assim como Guabiruba, o Coral Cristo Rei também está completando 56 anos. O grupo musical se desenvolveu ao passar das décadas e já realizou apresentações fora do país, além de ter gravado álbuns musicais voltados para a religião e a cultura popular brasileira.
Responsável por indicar a homenagem ao grupo, Rosita comentou sobre a importância de prestigiar a cultura do município. “É uma honra poder fazer essa solenidade ao Coral Cristo Rei. Um reconhecimento de Guabiruba por essa associação que tanto fez pela cidade. É uma emocionante história de tradição da música”.
Valdemiro Kormann, presidente da associação, falou em nome do coral e agradeceu pela homenagem. “Sinto que nesses 56 anos prestamos algo de bom em termos de cultura para o nosso município. São 160 componentes, com certeza muitos não mais entre a gente mas que também merecem essa homenagem que recebemos hoje”.
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, esteve presente na solenidade e aproveitou a homenagem para relembrar seu período como coralista. “Entre esses 160 estou eu, que quero continuar no coral assim que terminar meu mandato. Poucos sabem a dedicação e o esforço que é preciso para unir um grupo desta qualidade”.
Unidos pelo amor
O ano de 1947 marcou o laço matrimonial de Ambrósio Reichert, 96 anos, e Ignez Bohn Reichert, 90. Após conhecerem-se em uma tarde dançante, namoraram por dois anos até se casarem. Viveram na simplicidade, cultivando a lavoura e plantando fumo.
Símbolos do bairro Aymoré, bem como da história de Guabiruba, o casal Reichert também foi homenageado na Câmara. “Por toda a trajetória de vocês na vida e o exemplo que são, mereciam esta celebração. São exemplos de trabalho e fidelidade, coisa que está faltando na nossa sociedade brasileira. Nosso país carece de pessoas como vocês dois”, comentou Paulo Ricardo.
Nora de Ambrósio e Ignez, Áurea Reichert, comemorou a lembrança do longevo casal. “Temos que celebrar e homenagear a eles agora, enquanto estão aqui com a gente. Fico feliz pela participação da nossa família, que veio em peso prestigiar a solenidade”.