Câmara de Vereadores de Brusque terá sessão online por meio de aplicativo nesta quinta-feira
Legislativo municipal segue normas oficiais de evitar aglomerações a fim de conter a pandemia de coronavírus
A Câmara Municipal de Brusque informa que a sessão ordinária agendada para esta quinta-feira, 26, às 17h, será realizada online, por meio de aplicativo. A decisão foi tomada pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Ivan Martins (DEM), em obediência ao Decreto Estadual 525, de 23 de março de 2020, que prolongou por mais sete dias a situação de emergência em todo o território catarinense devido à pandemia do coronavírus (Covid-19).
Entre outras medidas, o decreto do governador Carlos Moisés (PSL) recomenda que os serviços públicos não essenciais sejam mantidos de forma digital ou mediante trabalho remoto.
“Assim, com o intuito de evitar o máximo possível a aglomeração de pessoas, bem como para cumprirmos o número mínimo de sessões mensais previstas [quatro] no Regimento Interno, utilizaremos uma das ferramentas de comunicação mais práticas que temos à disposição, o Whatsapp”, explica o diretor geral da Câmara, Jefferson Silveira.
Como vai funcionar
A pauta da sessão será publicada até as 17h da quarta-feira, 25, no site da Câmara de Vereadores e encaminhada diretamente aos vereadores e à imprensa, como ocorre normalmente.
Os parlamentares já receberam os projetos digitalizados para análise. Os pareceres das comissões a cada matéria ficarão à disposição de seus membros, que deverão expressar sua concordância ou discordância dos mesmos até a véspera da reunião.
Na sequência, um grupo específico no aplicativo Whatsapp será criado pelo setor de informática, som e imagem da casa legislativa, no qual serão inclusos os 15 vereadores, funcionários da Câmara e profissionais da imprensa.
A sessão terá início às 17h da quinta-feira, 26, e será dividida em dois momentos. No primeiro, com tempo de 30 minutos, cada vereador poderá postar um texto ou áudio, de até três minutos, manifestando-se sobre os projetos em pauta.
Encerrada essa fase, o presidente colocará, uma a uma, as propostas em votação, e aguardará até que todos indiquem seus votos, sucessivamente, até o encerramento da Ordem do Dia.