X
X

Buscar

Câmara de Guabiruba homenageia moradores por serviços prestados ao município

Evento foi realizado na noite desta quarta-feira e contou com a presença de autoridades

Na noite desta quarta-feira, 5, a Câmara de Vereadores de Guabiruba realizou sessão solene em alusão aos 57 anos do município, celebrados na segunda-feira, 10. O evento, realizado na sede do Legislativo, contou com a presença de moradores de Guabiruba, autoridades e homenageados.

O grupo Alle Tanzen Zusammen, que surgiu há 26 anos para celebrar um ato religioso com musica tipica alemã e com o intuito de representar o município, recebeu o título de Instituição de Mérito.

A presidente da Câmara, Rosita Kohler, disse que é uma honra homenagear o grupo que enaltece o nome de Guabiruba em suas apresentações. “Essa homenagem é um reconhecimento pelo trabalho e dedicação à nossa cultura. Parabenizo a todos os seus integrantes e aqueles que já deixaram o grupo. Que continuem preservando nossas tradições mesmo diante de enormes desafios”, disse.

Grupo de dança folclórica  Alle Tanzen Zusammen foi homenageado como Instituição de Mérito / Foto: Eliz Haacke

Gilmar Selva, coordenador do grupo, afirmou estar muito grato pela homenagem e pelo reconhecimento dos vereadores. “Nos sentimos honrados em estar aqui e receber esse reconhecimento. Temos certeza que estamos no caminho certo e isso nos impulsiona para novas conquistas, vamos continuar escrevendo nossa historia para que futuras gerações”.

O título de Cidadã Benemérita de Guabiruba foi entregue à professora de artes Claudia Rieg Baron, 61 anos. O vereador Felipe Eilert dos Santos, proponente da homenagem, afirmou que a sessão é especial pois as honrarias reconhecem expressões e valores que se identificam com o guabirubense. “A Câmara, através dos títulos honoríficos, reconhece e avaliza a força da nossa cultura e talentos individuais como a professora Claudia”.

Ele mostrou imagens do trabalho da professora, que segundo ele, além de difundir e divulgar o nome de Guabiruba em seus quadros, retrata a cultura das casas do município.

“Ela repassou conhecimento da vida e o valor da arte, incentivando os alunos a buscarem dentro de si algo novo e criativo. Nos dias de hoje acho importante ter algo criativo e despertar o sentimento nas pessoas”, discursou.

Claudia Rieg Baron recebeu o título de Cidadã Benemérita de Guabiruba / Foto: Eliz Haacke

Claudia agradeceu a escolha e afirmou que ama ser professora, profissão que exerce desde 1986. Para ela, é muito satisfatório orientar uma pintura, pois ao final tanto ela quanto o aluno aprendem algo novo.

“Tento colocar a confiança para eles aprenderem e depois fazerem sozinhos. As pessoas querem aprender e necessitam aprender. Estar em uma sala de aula e perceber que alguns querem aprender, faz brilhar o olho da gente”.

O título Cidadão Benemérito do município foi concedido a Orlando Fischer, 82, pelo trabalho na área da educação e prestação de serviços à comunidade. Jaime Luiz Nuss, vereador do município, comentou no plenário que em conversa com o homenageado, teve conhecimento que quando ele era menor, os pais exigiam que os filhos trabalhassem nas empresas têxteis de Brusque. Quando jovem, ele teve coragem de modificar a própria história de vida e decidiu estudar para ser professor.

O título de Cidadão Benemérito de Guabiruba foi concedido a Orlando Fischer  / Foto: Eliz Haacke

“Eu diria que seu Orlando e dona Verônica (esposa) são exemplos da família tradicional de Guabiruba. O senhor merece essa homenagem em função dessa coragem que o senhor teve nos momentos da sua juventude para mudar seu destino e ser professor”, afirmou.

O homenageado agradeceu ao título e afirmou que estava muito feliz por ver tantos rostos sorridentes. Ele afirma que tem muitas histórias para contar após dedicar boa parte de sua vida trabalhando, estudando e contribuindo com o município. “Só tenho que agradecer os vereadores. Eu sei que a missão de vocês não é fácil, que Deus abençoe vocês. Estas são as palavras e o agradecimento que tenho para fazer”, disse.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, afirmou que o poder Executivo se une ao Câmara de Vereadores nessas homenagens. Segundo ele, na medida em que a cidade cresce e se desenvolve, é preciso lembrar daqueles que construíram seus passos.

“Os destaque dessa noite são merecidos, principalmente quando vemos dois membros do magistério sendo lembrados e reconhecidos. Não se faz uma cidade ou estado sem uma educação segura”.